Gemada natalina, ou eggnog fácil

Gemada cremosa e com sabor e aroma de natal. Pra ser servida gelada ou quentinha e com opção com e sem álcool, essa é pra todo mundo!

gemada natalina

Já tem um bom tempo que eu queria experimentar a tal eggnog, um tipo de gemada especial de natal típica de países de língua inglesa. Vamos combinar que essa vontade era mais por influência de filmes e séries americanos do que qualquer outra coisa? A verdade é que dezembro chegava, o calor imperando, e tudo que eu queria era vinho branco gelado e drinks bem leves e refrescantes.

Só que esse ano eu resolvi que ia, pelo menos, experimentar a tal gemada natalina. E olha, que desperdício de tempo ficar enrolando pra provar! Resolvi pegar uma receita típica de família, porque não queria uma versão sofisticada e desconstruída e sim uma bem tradicional. E qual não foi minha surpresa ao ler a receita e ver que ela era servida gelada! Perfeita pro verão!

Fui fazendo alguns testes, provando gelada e quentinha, com e sem álcool, trocando o creme por um fácil de encontrar… Essas coisas já normais aqui no Cozinha. E pronto, temos uma gemada natalina, cremosa e docinha pra esse #cozinhadenatal. Segui as instruções para uma gemada sem álcool e ficou incrível. Mas também experimentei acrescentando uma dose de rum na caneca e ó, maravilhoso! Então antes de você correr pra tentar a sua também, ficam duas dicas.

Eu usei cravo em pó, mas ele pode ser substituído por um cravo, que você retira quando retirar a canela. A outra é que pode ser, dependendo de uma série de fatores, que a sua gemada comece a querer talhar. Se for o caso, desligue o fogo, espere um pouco e avalie. A minha começou mas se formaram uns gruminhos muito pequenos e macios, o leite não separou totalmente. O sabor continuou o mesmo e quando misturei o creme de leite a cremosidade voltou. Vale a pena continuar, caso o leite não separe totalmente. Deu ruim e talhou mesmo? Faz picolé! É só colocar nas forminhas com palito e deixar no congelador algumas horas que funciona.

Gemada Natalina – original aqui

1 1/4 xícara de leite
2 pedaços de canela
1 pitada de cravo em pó
1/4 colher chá de essência de baunilha
3 gemas
1/3 xícara de açúcar
1 caixa de creme de leite – 200g
1 pitada de noz moscada

Junte o leite com a canela, o cravo e a baunilha e leve ao fogo baixo. Quando começar a querer ferver mantenha o fogo baixo e conte 2min e desligue. Em uma vasilha separada bata as gemas com o açúcar até clarear. Tempere as gemas: continue batendo e vá adicionando o leite quente, um pouquinho de cada vez. Quando tiver adicionado todo o leite volte com a mistura para a panela e volte ao fogo. Mantenha o fogo baixo e mexa constantemente por uns 3min. A mistura vai começar e ferver e a engrossar. Desligue o fogo, retire a canela, e deixe a mistura amornar um pouco. Misture o creme de leite e a noz moscada. Mantenha na geladeira, tampado, até quando for servir. Se for servir gelado apenas misture bem e sirva. Se for servir quente leve ao fogo baixo mas sem deixar ferver.

Para a versão alcoólica acrescente uma dose de rum para cada porção servida.

——————————
Em 2015: Ginger man
Em 2016: Bolo árvore de natal