Doce de Cenoura Indiano – Gajjar ka Halwa

Doce de cenoura com leite e açúcar bem simples de fazer, bem diferente do nosso costume mas com sabores bem familiares!

doce de cenoura

Cenoura em coisa doce não é exatamente uma novidade pra paladares brasileiros, vide o nosso tão amado bolo de cenoura com cobertura de chocolate. E, pelo menos por aqui, legumes do almoço virarem doce também não é nada incomum. Bons exemplos são os doce de batata doce e de abóbora. E foi exatamente nesse último que eu pensei quando vi uma foto desse tal Gajjar ka Halwa.

E pra ter aquele parágrafo falando de nome que eu adoro deixa eu contar: não falo nada de hindi, mas o google translate me jura que isso quer dizer cenoura de pudim. Como a receita veio pra mim de um site americano pode ter erro de tradução da minha parte, da deles ou do próprio google. Ou pode ser essas expressões idiomáticas que são impossíveis de traduzir elemento por elemento. De qualquer forma o espírito é de “doce de cenoura”.

doce de cenoura

E enquanto eu lia a receita fiquei me perguntando porque nunca tinha pensado em fazer isso. É basicamente um doce de leite com cenoura, ou um doce de compota feito com leite no lugar da água. Eu vi algumas versões perfumadas com especiarias diferentes, mas achei interessante tentar a primeira vez com a versão mais simples. Já tô imaginando como deve ficar com um pouco de cardamomo ou canela, ou os dois.

Ainda em possíveis mudanças fiquei questionando a manteiga. Ela acaba dando brilho e untuosidade pro doce, mas não acho que seja totalmente necessária. Se tiver um bom motivo acho que não tem problema tirar, mas eu gostei da presença dela. E por fim, também dá pra customizar o jeito de servir. A receita original foi servida com pistache picado, um ingrediente que eu amo mas evito por conta do preço exorbitante por aqui. Mas procurando outras opções vi muitas versões servidas com outros tipos de castanhas, muitas com castanhas e algum creme fresco (creme azedo, creme batido e/ou iogurte), e também vi várias servidas puras mesmo. Como eu gostei da ideia de algo crocante fazendo contraponto com o doce servi com amendoins picados.

doce de cenoura

Doce de cenoura – original aqui

500ml de leite
250g de cenoura
50g de manteiga
1 xícara de açúcar

Rale a cenoura na parte larga do ralador. Em uma panela alta junte a cenoura com o leite e leve ao fogo médio até ferver. Então adicione a manteiga e o açúcar. Misture de vez em quando mas não precisa ser direto. E deixe cozinhar até não ter mais líquido na panela.
Você pode servir quentinho ou gelado e puro ou acompanhado de castanhas picadas.

—————————-
Em 2016: Peras (quase) Belle Helene
Em 2017: Scones de Chocolate
Em 2019: Expresso de Verão