Expresso de Verão, ou café com laranja

Expresso de verão pra tomar café no calor, e pra provar que café e laranja pode sim ser uma boa combinação.

expresso de verão

Quando se fala em café gelado eu penso imediatamente em Frappuccinos, e similares. Ou seja, na minha mente tem muito creme, chocolate, leite, nutella, etc, etc. Já para o Pinterest, café gelado significa Cold Brew. Essa é uma forma de fazer café a frio e de modo lento. Experimentei e não achei nada delicioso, nem horrível. Apenas um jeito diferente de fazer café. Servido num copo com muito gelo, e algo que adoce, até fica gostoso.

Mas pra hoje a ideia é um drink mesmo. O espresso de verão tem o café como base, mas no restante é um drink até que bem tradicional: tem uma birita (gin), tem um ácido (laranja), e tem um adoçante (xarope simples). E já que é bem tradicional, eu nem vou mexer muito nessa receita e vou focar no café. A receita pede por espresso, como o próprio nome diz. Mas você pode usar o que for melhor pra você, já que a ideia é café forte e sem açúcar. Quer fazer no coador, na prensa francesa, na cafeteira italiana? Todos são métodos válidos e que funcionam para esse drink.

E não se assuste com a combinação café com laranja! Os sabores todos ficam muito suaves e se complementam de uma forma bem inusitada. Aliás, falando em combinar café com cítricos, fica a dica que ganhei justamente quando fazia esse drink: umas gotinhas de limão na xícara de café quente. Diferente, difícil de acreditar, e uma delícia!

Expresso de Verão – original aqui

1 dose de espresso
1 1/2 dose de gin
1 dose de xarope
1/2 dose de laranja

Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira cheia de gelo até que gele bem. Sirva em uma caneca grande, cheia de gelo.

——————————
Em 2016: Peras (quase) Belle Helene
Em 2017: Scones de Chocolate