Scones de chocolate, triplamente de chocolate

Scones de chocolate! Mas o que seriam scones? Eles são uma espécie de bolinho inglês. Típico de certos chás, por lá são o que ele chamam de quick bread (pão rápido). Isso porque a massa lembra a de pão, mas ele é feito com fermento em pó; aquele que a gente usa pra bolo. Normalmente eles não são muito doces, e esse segue a regra, e podem ser cobertos com uma calda simples. Só que esse ganha uma cobertura de chocolate que pode ficar bem docinha se você usar chocolate ao leite! Então dá pra agradar paladares variados sem problema.
scones de chocolate

Não mudei muita coisa da receita original, apenas coisas que não atrapalhassem nem a receita, nem minha rotina. Na falta de cacau puro usei o chocolate em pó 50% de sempre, mas tem medidas pra ambas as opções na receita abaixo. As gotas de chocolate viraram chocolate picado, e funcionou bem já que ele não fica muito aparente no resultado final. Tanto esse chocolate quanto o da cobertura deveriam ser meio amargos. Mas ainda na ideia de aproveitar o que tinha na despensa usei um blend (misturado de ao leite e meio amargo) e deu tudo certo.

O que aprendemos com isso? Se quiser scones de chocolate mais doces use chocolate ao leite. Se quiser scones de chocolate menos doces use meio amargo. E assim todo mundo fica feliz, cada pessoa com seu scone do jeito que preferir. O mesmo vale pra cobertura. Dá pra fazer sem, com mais creme pra ficar mais macia ou menos creme pra ficar durinha quando secar; adapte ao seu gosto.
scones de chocolate

Um último detalhe: não se assuste com a farinha integral. Nem dá pra notar ela ali. Sério. Acredita em mim. Se não tiver e quiser fazer assim mesmo não tem problema é só trocar por farinha branca. E ficar de olho na quantidade de leite; talvez você vá precisar de menos. Mas olha, se for possível, faz um esforço vai… A farinha integral realmente não muda nem gosto nem textura, e é um jeito de ingerir mais fibras, né?

Scones de chocolate – original aqui

2 xícaras de farinha de trigo branca
2/3 xícara de farinha de trigo integral – usei fina
2/3 xícara de chocolate em pó*
1 colher chá de café instantâneo
4 colheres sopa de açúcar refinado
1 colher sopa de fermento em pó
1/2 colher sopa de bicarbonato
3/4 colher chá de sal**
75g de manteiga sem sal em cubos
1 1/2 xícara de chocolate picado ou em gotas
1 colher chá de baunilha
1 ovo grande
cerca de 3/4 xícara de leite

*se for usar cacau é metade dessa quantidade de cacau e metade de açúcar, além do restante do açúcar na receita.
**essa quantidade deixa um leve salgadinho no sabor final. Se não gostar desse detalhe use apenas 1/4 de colher de chá

Cobertura:
125g de chocolate
3-4 colheres sopa de creme de leite

Junte todos os ingrediente secos em uma vasilha e misture bem. Junte a manteiga e amasse com um garfo, como se fosse fazer a massa de uma torta. A manteiga não precisa sumir completamente. Junte o chocolate e misture até estar todo coberto pela mistura seca.

Em outra vasilha misture os demais ingredientes. Acrescente na primeira vasilha e misture tudo bem. A massa fica mais mole do que massa de pão e mais firme do que massa de bolo. Parece massa de pão de queijo: dá pra modelar mas é molenga e gruda nas mãos.

Aqueça o forno a 200°. Prepare uma assadeira com papel manteiga untado e coberto com chocolate em pó (ou cacau). Divida a massa em duas e forme dois discos de 2cm de altura na assadeira. Divida cada disco em 6 partes, como uma pizza. Se a faca estiver grudando muito passe ela no chocolate ou na farinha entre cada corte. Leve para assar até que o palito saia limpo, mas lembra que tem uns pedaços de chocolate que podem sujar ele…

Espere os scones amornarem enquanto faz a cobertura: Junte o chocolate e o creme em uma panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo até que fique homogêneo. Separe os scones e espalhe a cobertura sobre eles. Se quiser uma firula salpique umas miçangas coloridas.
Scone de chocolate mordido

———————————
Em 2015: Peras quase Belle Helene

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar