SouthSide, gin com hortelã

Southside é um drink muito simples, com poucos ingredientes, e muito, muito perfumado! Uma ótima opção pra quem quer ir além da Gin Tônica…

southside

Os poucos ingredientes são: Gin, limão, xarope simples e hortelã. Isso quer dizer que o Gin aparece bastante, apesar do perfume. E por isso eu digo que é uma boa opção pra quem entrou na onda da Gin Tônica mas quer experimentar outros drinks com a bebida. O Southside equilibra bem a refrescância, o perfume, o amargo e a doçura; e por isso, também, acho uma boa indicação.

Agora, porque esse nome? Boa pergunta! Tem quem diga que se refere a um bairro de Chicago durante a época da Proibição (sabe o Al Capone? Aqueles tempos). Tem quem diga que é por conta de um clube esportivo de Long Island. E tem um bar em Manhattan que jura que é invenção deles. Nenhuma dessas histórias tem comprovação, então ficamos com mais um mistério pra seção de drinks aqui do Cozinha…

E antes de ir pra receita, duas dicas rápidas. O xarope é apenas 1 parte de açúcar e 1 de água fervidas juntas só pro açúcar dissolver. Eu costume fazer em quantidades maiores e deixar na geladeira por até 3 semanas sem problema. O bitter pode ser várias coisas, e você pode comprar pronto. Eu já fiz alguns deixando cascas de laranja e limão e temperos imersos em vodka/rum/gin. Mas ultimamente tô usando Campari mesmo e gostando do resultado.

Southside – original aqui

2 doses de Gin
1 dose de limão
3/4 dose de xarope simples
10 folhas de hortelã
2 dashes* de bitter
Hortelã para enfeitar
gelo

Em um vidro largo amasse a hortelã com o xarope até macerar as folhas. Adicione o gin, o limão e algumas pedras de gelo. Misture até tudo ficar gelado e coe em uma taça rasa. Finalize com o bitter e enfeite com um ramo de hortelã antes de servir.

*dash quer dizer um “espirro”; eu uso um conta gotas e conto cada dash como uma “apertada” do êmbolo.

—————————–
Em 2018: Suspiros de Mexerica