Brownie sem manteiga, e alguns truques

Brownie sem manteiga, e com chance de ser sem lactose, algumas ideias de substituições e uma base ótima pra inventar!

brownie sem manteiga

Certo, a receita original foi feita com azeite e um azeite muito especial com origem isso e aromas aquilo. E eu aposto que ficou uma delícia. Por aqui o azeite anda meio que com o preço de um rim e eu não me animei a usar 180ml de azeite num bolo cheio de chocolate. Maaas, fiquei bem curiosa com a ideia de um brownie sem manteiga e resolvi experimentar usando óleo vegetal neutro mesmo.

E eu gostei bastante do resultado! É claro que isso deixa o brownie mais acessível pra quem não pode com manteiga e, se você tomar cuidado na hora de escolher o chocolate, com quem não pode com lactose. Mas além disso esse brownie sem manteiga tem uma textura mais firme e úmida que um brownie feito com manteiga. (alguém me socorre gente, como traduz chewy??)

E já que o assunto é a textura, essa textura meio de fudge que não desmancha na boca mas também não é firme e esfarelento como um bolo, melhor falar de substituições e o que elas fazem na receita. O que sempre me perguntam é se pode trocar os açúcares. Pode, mas isso vai mudar um pouco a textura. O açúcar cristal pode deixar a casquinha do topo ainda mais aparecida e quebradiça. Já o mascavo não vai formar essas casquinha do topo e vai deixar a textura do miolo ainda mais úmida! Ainda no que um ingrediente faz: o fermento!

brownie sem manteiga

No vídeo dá pra perceber como o brownie inflou no forno e depois murchou. Eu, em parte, gosto quando ele faz isso porque gosto dessa quina crocantes que se formam na hora que infla. E, em parte, aceito porque isso é resultado do fermento agindo pra deixar a massa mais leve. Essa é uma massa pesada e o fermento ajuda e evitar que pese em excesso. Se você não gosta dessa quina, dá pra fazer sem, mas ele vai ficar ainda mais denso e talvez você queira deixar uns 5min a menos no forno. Melhor um brownie mal assado do que um biscoitão difícil de morder… Último ingrediente pra ser mencionado nas trocas: o cacau. Eu finalmente coloquei as mãos num pacote de cacau então não precisei converter nada. Mas se você só tiver chocolate em pó vale ler a lista de ingredientes, sendo só cacau e açúcar dá pra trocar, diminuindo o açúcar da receita; tendo outros ingredientes fica um pouco mais difícil garantir um resultado igual, mas dificilmente vai dar errado.

Ainda nas trocas, uma que eu tive que fazer mas aconselho evitar se você puder: o vidro não é o melhor material pra assar um brownie. O ideal seria uma forma de metal e com 20x20cm; a minha tinha 21x21cm. Eu sempre digo que melhor algo quase perfeito que nada. Mas se você tiver uma forma de metal de 20x20cm, ou de tamanho equivalente dê preferência pra ela. Também no vídeo dá pra ver como o vidro distribuiu mal o calor, quase queimando o fundo.

Uma última dica antes de ir pra receita: não pule a parte de deixar dormir na geladeira. Eu fiz isso na primeira vez, achei que a receita tinha dado toda errado, joguei fotos e vídeo fora só pra no dia seguinte descobrir que ele tava ótimo, delicioso e na textura prometida… É um saco esperar mas vale a pena!

Agora sim, a base de brownie com a qual eu pretendo brincar enchendo de castanhas, cobrindo com doce de leite, mesclando com cream cheese, misturando com marshmallow…

Brownie sem manteiga – original aqui

3/4 de xícara de óleo
100g de chocolate meio amargo
1 1/2 xícara de açúcar refinado
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo
6 colheres sopa de cacau
1 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
100g de chocolate meio amargo

Forre uma forma de 20x20cm (veja o texto acima) com papel alumínio ou papel manteiga untado. Ligue o forno a 200C.

Junte 100g de chocolate com o óleo e o açúcar e leve ao banho-maria até tudo derreter e formar um creme homogêneo. Enquanto isso quebre os ovos em uma vasilha e bata ligeiramente, apenas para que fiquem homogêneos também. E em outra vasilha misture a farinha com o cacau, o fermento e o sal.

Com o chocolate derretido retire do calor e mistura um pouco para baixar a temperatura da mistura. Então vá adicionando os ovos e misturando com um fouet para garantir que eles não coagulem na hora. E com os ovos totalmente incorporados no chocolate troque o fouet por uma espátula e comece a adicionar os ingredientes secos. Com eles também incorporados separe 1/3 dos outros 100g de chocolate e misture o restante na massa.

Transfira a massa para a forma preparada e espalhe o restante do chocolate por cima dela. Leve para o forno por 25-30min. O ponto é quando o topo do brownie está sequinho e firme, mas o meio parece cru ainda. Deixe esfriar, cubra e leve para a geladeira por 24h. Só então desenforme, corte e sirva. Se preferir é possível servir o brownie em temperatura ambiente ou aquecido.

——————-
Em 2015: Panquecas de Iogurte
Em 2017: Licor de Vinho