Olive Martini, ou martini de azeitona

Olive Martini, whiskey, vodka, vermute, azeitona e mais alguns detalhes, formam um drink forte muito aromático e bem diferente.

olive martini

Ou como eu vi: um martini muito, muito sujo! Esse Olive Martini na verdade é uma simplificação bem safada do Islay and Olive do Epicurious. A receita deles envolvia grandes quantidades, deixar azeitonas de molho nas bebidas e algumas bebidas específicas, como o whiskey tipo Islay Scotch. Aqui são sempre apenas duas doses, então já pulei a parte das grandes quantidades. Também não queria algo que fosse demorado de ser feito mas gostei da ideia do sabor da azeitona no drink. E claro que não tenho um Islay Scotch em casa, nem o vermute que eles recomendam.

Assim, inspirada neles, mas adaptando pro que tinha em casa, e mantendo o mais próximo possível… Temos Olive Martini! E por que ele é um martini sujo? Bom, teoricamente um martini é só gin e um teco de vermute. Tem o vodka martini que substitui o gin; e tem o dirty martini que acrescenta um teco da conserva da azeitona (ou cebola) no drink. Agora imagina um que ainda tem whiskey e bitter junto? Taí.

E por último, mudei de mexer pra bater o drink. No texto do Gold Rush eu expliquei que bater na coqueteleira deixa o drink mais turvo, e por isso escolhi mexer naquele caso. E talvez por isso a receita original de hoje fosse apenas mexida; mas eu preferi um método que diluísse um pouco mais, e por isso resolvi usar a coqueteleira. É claro que você pode suar o método que preferir.

Olive Martini – original aqui

1 dose de vodka
3/4 dose de whiskey
1/2 dose de vermute
2 dashes de conserva de azeitona
1 dash de bitter
2 azeitonas pra servir

Junte os ingredientes em uma coqueteleira com bastante gelo. Bata por alguns segundos e coe em uma taça tipo martini. Espete as duas azeitonas em um palito de coquetel e guarneça a taça com ele. Sirva em seguida.

—————————–
Em 2018: Donuts de Maracujá