Bolo de queijo, a segunda versão da casa

Bolo de queijo direto dos caderninhos de família, com direito a pouco trabalho e um resultado delicioso!

bolo de queijo

Esse bolo veio do caderno de receitas da minha mãe e é daquelas receitas de vem com o “da fulana” na frente do nome da receita. Nesse caso é o Bolo de Queijo da Wanda (valeu Wanda!) e vem sendo feito nas últimas décadas sem grandes alterações… E sem medidas exatas.

A receita foi passada em medidas caseiras, que é como se faz na maioria das casas, e sempre foi feita seguindo a regra do “tô com fome a xícara vai cheia, tô sem fome a xícara vai rasa”. Ainda assim ele sempre deu certo. É claro que a receita abaixo foi adaptada pra medidas padrão. Isso quer dizer que a xícara é de 240ml e a colher de sopa é de 15ml. Mas toda essa história é pra dizer: não preocupa muito não.

E falando em não preocupar muito, não precisa pensar muito no queijo também. Pra esse da foto eu usei um pedaço de mussarela que tava dando sopa na geladeira. Mas esse bolo era feito essencialmente quando a gente juntava pedaços de queijos aleatórios que já estavam a muito tempo na geladeira. Qualquer queijo vale e também valem combinações do que tiver em casa. E também vale usar um pouco menos ou um pouco mais também. E aí, cada bolo de queijo vai sair de um jeito claro, mas não é essa a graça da coisa? Assim vai ser o seu bolo de queijo!

E pra fechar, eu não costumo colocar temperos nesse bolo. Mas isso porque aqui em casa tem dois bolos de queijo. Esse mais simples e que tem mais cara de café, e outro que já apareceu aqui (nesse link), mais temperado e mais salgado. Então quando quero algo mais simples faço esse e quando quero algo mais temperado faço o outro. É claro que você pode muito bem tacar ervas, temperos e especiarias a vontade nesse aqui!

bolo de queijo

Bolo de Queijo 2

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó
1 xícara de queijo ralado*
4 ovos
1/3 xícara de óleo vegetal
1 xícara de leite
Sal, caso necessário

*mais sobre esse ingrediente no texto acima

Junte todos os ingredientes, misturando a cada adição, na ordem em que aparecem na receita. Transfira para uma forma redonda de 20cm, untada, e leve ao forno a 230C até dourar. Espere amornar antes de desenformar.

—————————
Em 2017: Praliné de amendoim
Em 2019: Eldorado