Caçarola de milho com cobertura crocante

Caçarola de milho, na falta de uma tradução melhor, que parece um bolo salgado extra úmido, de milho e queijo com cobertura crocante.

caçarola de milho

Acho que essa é uma boa descrição… Eu não sei bem como traduzir corn pudding já que quase tudo pode ser chamado de pudding. Então vamos de caçarola que é “uma coisa assada numa travessa”. E essa caçarola de milho é um bolo no sentido de que é uma massa que fica firme depois de assada e que é cortada em pedaços pra ser servida. Mas a textura dele é tão úmida que parece um pudim que assou demais. Pra quem conhece parece muito o pudim/bolo de pão que eu já postei por aqui. Mas com o “a mais” dos grãos de milho, a cebola, o queijo, os temperos…

Agora, como acontece com toda boa receita gringa (essa é do Mississippi) eu acabei trocando vários ingredientes para os disponíveis aqui. O principal deles inclusive, já que a receita não menciona milho enlatado. Se você tiver milho congelado, ou fresco, é melhor ainda, mas aqui lata era o que tinha. O que eu faço nesses casos é escorrer a conserva, lavar muito bem os grãos e deixar escorrendo o excesso de água antes de usar. Normalmente fica tudo bem e nada do sabor da conversa.

caçarola de milho

Outro ingrediente que não encontro por aqui é o tal creme azedo. A receita de substituição que eu tenho diz pra misturar limão com creme fresco e deixar numa peneira com pano para o soro escorrer. Mas aí temos o problema do creme fresco que também é complicado de achar por aqui. Fui de creme de lata sem soro e deu tudo certo. Nem sempre essas substituições funcionam, mas essa caçarola de milho é tipo uma receita de vó deles, e esse tipo de receita costuma perdoar bem essas mudanças.

Outra mudança foi o queijo, que de cheddar americano ficou mussarela. E que pode virar qualquer qualquer queijo que não solte água sendo minha maior indicação o minas curado ou meia cura. E claro, o biscoito da cobertura também pode variar bastante. Eu usei um salpete, mas qualquer biscoito salgado funciona, inclusive os saborizados. E sim, pra você que não gosta de ultraprocessados na cozinha, qualquer cracker caseiro, como esse, pode entrar aqui.

PS: eu já vi esse tipo de receita com flocos de milho, sem açúcar, como cobertura; imagino que se você gosta bastante do cereal ele possa funcionar pra você também.

caçarola de milho

Caçarola de Milho – original aqui

1 lata de creme de leite sem soro
1/2 limão
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de fubá
1 colher chá de sal
1/2 colher chá de pimenta do reino
1/2 colher chá de páprica
1/8 colher chá de bicarbonato
1/2 xícara de leite
1/3 xícara de açúcar
2 ovos
75g manteiga derretida
2 latas (de 200G) de milho – sem a conserva
1 cebola em cubinhos ou ralada
1 xícara de mussarela ralada
100g de biscoito salgado

Primeiro misture o creme de leite com o sumo do limão e deixe descansar por 20min. Enquanto isso derreta a manteiga e deixe esfriando, unte uma assadeira de 22x33cm (mais ou menos) e ligue o forno a 200C.
Em uma vasilha misture a farinha com o fubá, o sal, a pimenta, a páprica e o bicarbonato e reserve.
Em outra vasilha bata os ovos com o açúcar até o açúcar “sumir”. Ainda batendo adicione a manteiga já fria, em seguida o leite e o creme com limão. Então troque o fouet (ou batedeira) por uma espátula e misture os ingredientes secos. Quando a massa estiver homogênea acrescente a cebola, o milho e o queijo.
Transfira essa massa para a assadeira preparada e quebre os biscoitos sobre ela, cobrindo tudo. Leve para o forno por pelo menos uns 20min ou até a massa assar e os biscoitos dourarem. Sirva ainda morno.

————————–
Em 2017: Metropolitan Mexicano