Camparinha

Camparinha, para horror dos puristas, é apenas uma caipirinha com um teco de Campari misturado nela, e isso faz muita diferença!

camparinha

A primeira vez que vi esse drink foi num artigo do Liquor e acabei ficando bem curiosa, mas nada animada. É que Campari realmente não é minha bebida favorita e nas vezes que eu uso é sempre com muita parcimônia. E eu gosto bastante da caipirinha clássica, então pensava “pra quê mexer?”.

Esse ano, pesquisando drinks com cachaça pro nosso Especial Junino me deparei com ele de novo. E, bom, de lá pra cá já provei muitos drinks com Campari e fui me acostumando com o amargor dele. E aprendendo a balancear. Por exemplo, aprendi que gosto muito mais quando ele é misturado num drink mais ácido. Olha só, justamente como uma caipirinha é, né?

Acabei animando de fazer, mas com uma modificação justamente pra adequar pro meu paladar. A camparinha do Liquor usar kikans como fruta do drink. E eu entendo já que Campari é muito pareado com laranja. O que eu fiz foi usar limão pra garantir aquela acidez que eu sinto falta nos drinks com Campari, e gosto tanto na caipirinha.

camparinha

E confesso que usei o siciliano só porque ele é amarelo e eu achei que ia ficar mais bonito do que um limão verde… Imagino que esse drink vá sim funcionar com o Tahiti ou o galego, e tenho certeza que o limão capeta (cravo) funciona também.

No mais, é prestar atenção nas proporções pra sua camparinha não ficar amarga além do seu gosto, ou sem graça pra você.  Minha sugestão nesses casos é sempre adicionar menos Campari do que a receita pede e ir provando e adicionando até chegar no ponto que você prefere. Exemplo: a receita falava em meia dose, mas pra mim 1/3 foi o que funcionou.

camparinha

Camparinha

Ingredientes
  

  • 2 colheres chá açúcar
  • 1 limão pequeno
  • 1 dose cachaça
  • 1/3 dose Campari
  • gelo

Instruções
 

  • Corte as extremidades do limão, expondo a polpa. Corte a fruta em 4 partes e retire a parte branca do miolo e qualquer semente. Corte cada gomo na metade.
  • Em um copo baixo junte os pedaços de limão e o açúcar e amasse bem. Cubra com a cachaça e o Campari. Complete o copo com gelo e misture ligeiramente antes de servir.

—————————–
Em 2017: Metropolitan Mexicano
Em 2021: Caçarola de Milho