Bolinhos de Abóbora (quase) do Mocotó

Bolinhos de abóbora, recheados com pernil e queijo, empanados e fritos, são o petisco favorito dessa edição do Cozinha Junina!

bolinhos de abóbora

Eu confesso que achei que os quiabos empanados seriam os meus favoritos, e eles tão ali competindo arduamente, mas esses bolinhos me ganharam! Eu também quero muito falar que eles são uma versão dos bolinhos de abóbora do Mocotó… Mas eu tô meio longe do restaurante e nunca tive a oportunidade de provar os bolinhos originais. Então vou dizer que é uma versão da receita do livro Mocotó!

Qual a diferença? Fazendo a receita deles em casa já seria uma versão, mas eu ainda mudei bastante o negócio todo. Dei uma simplificada pra conseguir fazer, e adaptei os ingredientes principais. Ainda é um bolinho de abóbora, recheado com carne e queijo. Mas a variedade de abóbora, a carne e o queijo são outros. Tudo pra possibilitar fazer com ingredientes mais comuns aqui da região. Digamos que é a versão mineira do bolinho de abóbora do Mocotó…

bolinhos de abóbora

Então vamos lá, a abóbora foi a que veio na cesta da feira. E assim, eu diria pra não preocupar muito com isso. É claro que vai mudar um pouco de acordo com a variedade, mas melhor bolinho diferente que nenhum bolinho. Pra carne eu usei o pernil de porco, super comum por aqui. E eu cortei o pernil em pedaços, temperei com sal e pimenta e cozinhei na pressão até ficar macio. Acho que diversos preparos podem funcionar aqui, inclusive aquela carne que sobrou do almoço, sabe?

Por fim o queijo! Eu queria muito usar o requeijão de corte, que por aqui é delicioso! Mas não consegui encontrar por motivos de pandemia. Pra deixar o mais acessível possível tentei com mussarela e funcionou bem. Mas acho que um queijo minas tipo Canastra ou Serro ficaria muito mais gostoso. Então a minha dica é: queijos que derretem mas não soltam água quando aquecidos, pegue o mais gostoso desses que você puder e vai dar certo.

Ainda sobre o recheio: segui as medidas do livro e sobrou metade do recheio. Provavelmente a minha proporção de massa pra recheio ficou muito diferente da deles. Mas como eu gostei do resultado tô deixando as medidas pra fazer cerca de 50 bolinhos da mesma forma que eu fiz. E por último: fiz essa receita em dois dias pra facilitar. No dia 1 assei a abóbora e cozinhei a carne. No dia 2 fiz o restante dos passos. Assim fica mais tranquilo e ainda dá tempo de fritar os bolinhos pro almoço…

bolinhos de abóbora

Bolinhos de Abóbora

Massa:
500g de abóbora
60g de manteiga
140ml de leite
3 xícaras de farinha de trigo
sal a gosto
azeite/óleo

Descasque e pique a abóbora em pedaços de tamanho parecido. Unte todos com azeite/óleo e salpique uma pitada generosa de sal. Asse em forno a 230C até que os pedaços estejam macios. Você pode fazer isso no dia anterior se preferir.
Amasse os pedaços de abóbora até conseguir um purê liso; dá pra usar o mixer ou processador pra isso. Derreta a manteiga em uma panela grande. Junte a abóbora e o leite e cozinhe 5min. Junte a farinha e mexa bem, cozinhando até a massa soltar da panela. Desligue o fogo e tente mexer a massa na mão, se ela não grudar já tá pronta. Se estiver grudando cozinhe mais um pouco. Acerte o sal e deixe esfriar antes de montar os bolinhos.

Recheio:
300g de pernil de porco cozido*
150g de queijo minas meia cura*

Desfie o pernil, rale o queijo e misture os dois antes de usar.

*mais sobre eles acima

Montagem:
3 ovos
farinha de rosca
óleo para fritar por imersão

Pegue uma colherada da massa de abóbora e abra na palma da mão. Coloque no centro dela uma colherada do recheio e feche formando uma bolinha bem selada. Repita até usar toda a massa e o recheio.
Bata os ovos em uma tigelinha e coloque um pouco de farinha de rosca em outra. Passe os bolinho pelo ovo e depois pela farinha e frite, por imersão em óleo quente, em seguida.

 

————————–
Em 2017: Pastel de Angu
Em 2019: Gin Tônica Quente