Irish Mocha: café, menta e chocolate

Irish Mocha, ou um mocha com aroma refrescante pra variar um pouco do café com chocolate de sempre!

irish mocha

Mais cedo esse mês tivemos um mocha perfumado e eu gostei da ideia de adicionar sabores a essa bebida. Aliás, vamos começar do básico: mocha é café, chocolate, leite e, pra alguns chantilly, pra alguns espuma do leite. É claro que existem milhares de variações em cima desse tema. Vide o nosso mocha perfumado do início do mês. E também tem um monte de gente reclamando que esse ou aquele é “o verdadeiro”… Enfim…

Fui atrás de outras variações pra brincar com sabores e achei esse com licor de menta no meio da receita! O nome faz referência ao licor de menta ser usado em um monte de receitas da Irlanda, incluindo alguns drinks muito comuns nas comemorações de São Patrício. Bom, eu achei bem estranho café com menta, mas como amo chocolate com menta achei uma boa experimentar…

E que delícia que fica! É claro que as proporções podem ser modificadas de acordo com o seu gosto, mas eu achei que seguindo a receita abaixo ele não fica nem doce nem mentolado demais. Confesso que tava com medinho de mirar no Irish Mocha e acertar na pasta de dente… Mas o licor mais deu perfume e refrescância do que aquele sabor mega forte.

Também é claro que dá pra usar essência ou extrato no lugar do licor. Mas aí varia conforme o que você tiver usando. Se for o caso aconselho deixar a menta por último e ir adicionando aos poucos até atingir um sabor que te agrade. E anotar pra ficar mais fácil repetir no futuro! Por fim, eu fiz a calda de chocolate mais básica que eu conheço (e adoro) mas qualquer uma que você goste vai funcionar bem aqui.

Irish Mocha – original aqui

1/2 dose de calda de chocolate
1/4 dose de licor de menta
1 dose de expresso
2 doses de leite quente – com espuma ou não
Folha de hortelã pra enfeitar

Coloque os ingredientes na xícara na ordem em que aparecem. Sirva em seguida com um mexedor ou colher pra misturar.

Calda de Chocolate

1 colher sopa de cacau
2 colheres sopa de açúcar
3 colheres sopa de água

Misture em fogo baixo até começar a ferver. Conte 1 minuto e desligue. Deixe esfriar antes de usar.

——————————
Em 2018: Focaccia Basicona