Bolo ombré de chocolate e 7 anos de Cozinha!

Bolo ombré com chocolate, café, brigadeiro, ganache e tudo que a gente tem direito porque o Cozinha tá fazendo 7 anos de vida! Eita…

bolo ombré

Talvez eu devesse começar dizendo que nem sonhando eu achei que ia passar tanto tempo tirando foto de comida… Mas que eu tô bem feliz de ainda estar fazendo isso. Principalmente porque é a desculpa perfeita pra fazer projetos mirabolantes como esse bolo ombré, que seriam meio absurdos sem a explicação “é pro Cozinha…”. Então partindo pro bolo porque só a receita já deixou esse texto gigantesco.

Sim, eu escrevo a receita antes pra entender o que eu vou precisar aprofundar nesse texto.

A ideia começou com uma foto de um bolo ombré com 3 sabores de chocolate… Mas, como a primeira receita do site foi um bolo de chocolate com café, eu resolvi que ia repetir essa combinação pro aniversário, mais uma vez. Então fechei com um bolo de chocolate, um de café e um de nada. E como só essa brincadeira com vários sabores já ia me dar um trabalhão, resolvi manter as coisas mais simples usando receitas que eu já tenho costume de fazer. O bolo amanteigado da Yolanda de sempre; brigadeiros pro recheio; e ganache pra cobertura. Tudo seguindo o padrão ombré do bolo.

bolo ombré

Também tentei simplificar ao máximo, usando a mesma base de bolo pra todos os sabores; e achei que por isso eles ficariam muito suaves. Mas no final acabou que não, os sabores ficaram bem distinguíveis e o brigadeiro equilibrou  tudo. E é isso basicamente. Os sabores são simples mas eu acho uma das combinações mais gostosas que tem. Sério gente, só o bolo de café com o brigadeiro branco por cima já é uma delícia. Se não quiser essa operação de guerra faz só ele que já vale a pena.

Só uma dica antes da receita em si: eu gosto do bolo de café que tem pontinhos de café na massa. Isso quer dizer uma massa mais suave com pequenos pontos mais amargos nela. Por isso não dissolvo o café instantâneo na hora de fazer a massa. Se você preferir um bolo homogêneo com o sabor todo diluído na massa é só dissolver o café antes de usar e eu explico isso na parte dos ingredientes:

bolo ombré

Bolo Ombré

Massa
75g de manteiga
1 xícara de açúcar refinado
3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colher chá de fermento
3/4 xícara de leite
1 colher sopa de cacau
1 colher chá de café instantâneo*

*para pontos de café espalhados na massa use o pó seco; para uma massa uniforme dissolva em 1 colher chá de água quente.

Prepare 3 formas redondas de 15cm de diâmetro: unte as formas, cubra os fundos com discos de papel manteiga e unte o papel também. Ligue o forno a 200C.

Método 1: Bata a manteiga com o açúcar até conseguir um creme fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo a cada adição até o ovo se incorporado. Misture o fermento com a farinha e comece a adicionar a mistura de farinha e o leite na massa um pouco de cada vez e intercalando. Quando tiver uma massa homogênea divida em 3 partes iguais. Adicione o cacau a uma parte, o café a outra e deixa a terceira como está. Coloque cada sabor de massa em uma forma e leve todas para o forno até assarem completamente.

Método 2: Divida todos os ingredientes, exceto o cacau e o café, em 3 partes. Pra cada terço de ingredientes faça o mesmo preparo: bata a manteiga com açúcar até formar um creme; adicione o ovo e bata novamente; misture a farinha com o fermento, e se for o caso o cacau ou o café, e comece a misturar no creme intercalando com o leite. Transfira cada massa para uma forma e leve pro forno até assar completamente.

Espere os bolos esfriarem totalmente antes de retirar das formas e confeitar.

Recheios
1 lata de leite condensado
25g de manteiga
50g de chocolate branco
50g de chocolate meio amargo

Divida o leite condensado em duas panelas; acrescente metade da manteiga em cada uma, e cada chocolate em uma panela. Leve cada uma ao fogo médio mexendo sempre até o brigadeiro cozinhar e começar a soltar da panela. Transfira para uma vasilha ou prato e deixe esfriar antes de usar. Não é preciso levar pra geladeira, e se fizer isso deixe os brigadeiros em temperatura ambiente um tempo pra ficarem macios de novo antes de usar.

Coberturas
110g de chocolate meio amargo
150g de chocolate branco
10 colheres sopa de creme de leite – usei lata sem soro

Pique os chocolates e divida da seguinte forma:
vasilha com 60g de chocolate meio amargo
vasilha com 50g de chocolate meio amargo e 50g de chocolate branco
vasilha com 100g de chocolate branco

Aqueça o creme de leite e divida assim:
2 1/2 colheres sopa no chocolate meio amargo
2 1/2 colheres sopa na mistura de chocolates
5 colheres sopa no chocolate branco

Misture o conteúdo de cada vasilha pra formar cremes homogêneos. Se o calor do creme não for o bastante pra derreter o chocolate pode levar ao banho-maria até derreter. Deixe esfriar totalmente antes de usar.

Montagem – melhor se for no dia seguinte de tudo acima
1 xícara de calda simples de açúcar
Acetato ou papel manteiga

Corte o topo de cada bolo, nivelando, e molhe todos eles com a calda de açúcar. Espalhe o brigadeiro meio amargo sobre o topo do bolo de chocolate e o brigadeiro branco sobre o topo do bolo de café. Empilhe os bolos na ordem: chocolate, por cima café e, por último o sem sabor. Unte uma faixa de acetato ou uma tira de papel manteiga e enrole em volta do bolo prendendo com fita crepe por fora. Leve para o congelador por 1h, ou cubra o bolo todo e deixe gelando de um dia pro outro.

Com o bolo bem gelado comece a espalhar a primeira camada de cobertura; ela vai endurecer rapidamente por conta da temperatura do bolo mas não precisa ficar lisinha. Na parte de baixo espalhe metade da ganache meio amarga, acima dela espalhe metade da ganache de dois chocolates, e acima dela e no topo do bolo espalhe metade da ganache branca. Com uma espátula mescle um pouco o encontro de cada ganache com as vizinhas.

Só então espalhe o restante das ganaches por cima dos mesmos sabores e alise tudo com uma espátula ou régua. Você pode deixar as linhas bem definidas ou fazer um degradê bem suave. O topo você pode alisar bem ou formar ondas com a espátula.

————————-
Em 2017: Bolo Prestígio Invertido – 3 anos de Cozinha
Em 2019: Tangerina com Alecrim