Focaccia basicona com diferentes fermentos

Focaccia basicona, com azeite e alecrim pra agradar a maioria dos paladares, inclusive veganos. E com diferentes opções de fermento!

focaccia

Mas primeiro, o que é uma focaccia: é um pão de origem italiana, sempre achatado, normalmente com poucos centímetros (2-3) de altura; quase sempre com coberturas básicas, como azeite, sal, alguma erva; que pode ser consumido tanto em refeições como no lugar de algum petisco. Tendo isso em mente, vamos lembrar que podem existir muitas receitas diferentes de focaccia; não existe uma certa e original.

A desse post foi escolhida por conta de uma característica específica: dá pra fazer usando fermento biológico seco + fermento natural (levain); mas também dá pra substituir os dois, tanto por mais fermento biológico seco quanto por fermento biológico fresco. Detalhes: o fermento biológico seco pode ser trocado pelo fresco, respeitando a proporção 1 parte de fermento seco pra 3 partes de fermento fresco. Nesse caso os tempos de descanso são os mesmos.

Pra substituir o fermento natural (levain) dá mais trabalho: na noite anterior você mistura 1/2 xícara de água, 1 xícara de farinha de trigo e 1/16 colher chá de fermento biológico seco e deixa descansar, tampado com um pano, até o dia seguinte.

Aliás, quando vou usar fermento natural alimento na noite anterior e deixo dormir fora da geladeira; que é onde o meu mora normalmente. Mais detalhes sobre ele num post só dele: link.

focaccia

Com todas essas possibilidades em mãos, é só escolher o que funciona melhor na sua cozinha e qual a sua cobertura favorita! Por aqui fiquei com a mais tradicional: sal, alecrim e azeite, e acho que o resultado foi leve e versátil. Mas dá pra adicionar mel, outras ervas, pimenta… O que tiver vontade.

E antes de passar para a receita propriamente dita, uma última dica! A focaccia não fica tão gostosa no dia seguinte. Guardada apenas coberta com um pano fica seca, e quando dentro de uma vasilha tampada acaba murcha. Então se você perceber que vai sobrar muito, congele um pedaço dela, envolto em plástico. Depois é só aquecer no forno que dá tudo certo!

focaccia

Focaccia Basicona – original aqui

1 xícara de fermento natural*
2 1/4 colher chá de fermento biológico seco
1/2 xícara de água morna
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/4 colher chá de sal
2 colheres sopa de azeite

alecrim, sal e azeite para a cobertura

Junte todos os ingredientes em uma vasilha, misture e sove bem. Quando a massa estiver lisa e elástica deixe descansando, em uma vasilha untada e tampada, por cerca de 1h.

Unte uma forma de cerca de 20x30cm e espalhe a massa sobre ela, esticando com as mãos mesmo. Se a massa estiver muito elástica e ficar voltando espere uns 10min e volte a esticar a massa. Cubra com um plástico e deixe descansar mais uns 30min. Então afunde as pontas dos dedos formando as cavidades da focaccia; os seus dedos devem tocar o fundo da forma, mas não devem romper a massa formando um buraco. Tampe novamente e deixe descansar mais 1h.

Depois de todos esse descanso, hora da cobertura: pique o alecrim e espalhe sobre a massa, salpique umas pitadas de sal e por fim regue tudo com azeite. Deixe o azeite por último, tanto pra servir de cola, quanto pra ajudar a dourar a massa. Leve ao forno, aquecido a 200C, por cerca de 30-40min, ou até que esteja dourada. Sirva em seguida.