Pão de minuto salgado, com presunto e queijo

Pão de minuto, em versão salgada e recheada com presunto e queijo, tudo isso com inspiração gringa e alguns truques pra ficar mais gostoso.

pão de minuto

E falando na inspiração gringa, a receita original se chama “drop biscuits” o que poderia ser traduzido como biscoitos/pãezinhos de pingar. Esse termo é muito usado pra receitas que ficam com uma massa mole o bastante pra pingar da colher. E eu nem vou me atrever a traduzir biscuits com alguma certeza. Isso porque já vi sendo usado pra coisas que claramente eram biscoitos e pra outras que claramente eram pãezinhos.

Só que na hora de ler a receita eu percebi que ela parecia muito com o nosso pãozinho de minuto, que também fica nesse limbo entre um pão e um biscoito. Ambas as receitas tem a base de farinha, laticínio e gordura. Pode ser leite, iogurte ou buttermilk. Pode ser manteiga, gordura de porco ou creme de leite. Mas esses ingredientes sempre são a base dessas receitas e foi aí que caiu minha ficha de que esses biscuits eram os pãezinhos de minuto deles.

Mudanças

Etimologia resolvida, eu não mexi horrores na receita em si. Mudei apenas alguns detalhes por conta de acesso a ingredientes ou preferência de sabor. Assim o buttermilk ganhou versão caseira que tá explicado na receita abaixo, mas se você quiser usar apenas leite também dá certo! E o presunto e o alho do recheio foram fritos antes de ir pra massa. Dá pra fazer sem fritar antes e eu apenas acho assim mais gostoso. Também dá pra fazer sem presunto pra uma versão vegetariana, ou usando outro embutido que você preferir.

Mas o principal dessa receita foi o que deu errado. Eu usei uma manteiga que é muito instável, e essa instabilidade vira receitas muitos espalhadas no forno. achei que a massa ia dar conta de segurar mas me enganei bem feio. Então acabei com bolinhos achatados e mais crocantes em vez de altos e fofinhos. Sorte minha que assei parte da massa em forma de cupcake, só pra testar, e esses sim ficaram com a textura prometida. Os que espalharam não ficaram ruins, só que também não ficaram tão bons quando poderiam.

Minhas dicas pra esses casos são duas. Primeiro, conheça seus ingredientes. Se você vai usar uma manteiga que usa sempre pra cozinhar (biscoitos, bolos, coberturas) e ela nunca deu problema, então acho que não tem risco. Segundo, na dúvida use forminhas. Se você não costuma cozinhar e esse papo de manteiga instável só causou mais confusão, vá pelo seguro! Eu usei forminhas de cupcake antiaderentes, mas dá pra usar untadas e enfarinhadas. Também vale usar forminhas de papel ou de silicone, a ideia é apenas ajudar a evitar o espalhamento da massa.

Por último: a manteiga derretida e a cebolinha no final são firulas que deixam o pão de minuto mais bonito mas que não são, de jeito nenhum, essenciais pra ele ficar gostoso!

pão de minuto

pão de minuto salgado

Pão de Minuto Salgado

Sabrina - CozinhaRoman
Pãezinhos rápidos e bem temperados recheados com presunto e queijo

Ingredientes
  

  • 3 xícaras farinha de trigo
  • 1 colher sopa fermento em pó
  • 1 colher chá bicarbonato de sódio
  • 1 colher chá sal
  • 150 g manteiga gelada
  • 1 3/4 xícara buttermilk veja notas
  • 1 xícara mussarela ralada
  • 1/4 xícara salsinha picada
  • 3/4 xícara presunto em cubinhos veja notas
  • 2 dentes alho amassado veja notas

Instruções
 

  • Unte e enfarinhe 2 assadeiras de cupcakes com capacidade para 12 bolinhos cada. Ou, prepare duas assadeiras grandes untando e enfarinhando ou forrando com papel manteiga. Ligue o forno a 230C para ir aquecendo.
  • Em uma vasilha misture a farinha com o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Acrescente a mussarela, a salsinha, o presunto e o alho e misture bem.
  • Pique a manteiga, grosseiramente, na mesma vasilha e misture rapidamente sem desmanchar totalmente a manteiga. Por último acrescente a buttermilk e misture apenas até incorporar todo o líquido.
  • Divida a massa em forminhas de cupcake, ou espalhe colheradas em formas com papel manteiga, ou untadas e enfarinhadas. Leve ao forno a 230C até eles dourarem.
  • Finalização opcional: pincele manteiga derretida nos pãezinhos já assados e salpique cebolinha picada por cima.

Notas

Sobre o buttermilk: misture leite e limão na proporção de 1 colher sopa de limão pra cada xícara de leite e deixe descansar 20min antes de usar.
Sobre o presunto e o alho: eu gosto de passar os dois em uma frigideira quente até dourarem antes de usar; isso altera o sabor mas não é necessário para que o pãozinho dê certo. Se for fazer: primeiro doure o presunto e depois passe o alho na gordura que ficar na frigideira.
Palavra Chave pão, presunto, queijo

Se fizer a receita não esqueça de tirar uma foto e marcar #cozinharoman nas redes sociais!

——————————-
Em 2014: Bolo Surpresa de Maracujá
Em 2017: Slush de Melancia