Muffins de Chocolate com Amendoim, e café!

Muffins de chocolate, com truques pra um sabor intenso, pedaços de chocolate e de amendoim na massa e um topo extra crocante!

muffins de chocolate

E essa receita deu um pouco de trabalho. Eu vi um receita gringa com esses sabores, apaixonei com a ideia e fui fazer. E acho que nunca fiz muffins tão feios e com textura tão estranha. O sabor ficou ótimo, mas alguma coisa tava bem errada ali. Ainda não sei o que deu errado já que não tive paciência pra ficar insistindo com a receita. Peguei os sabores que gostei e adaptei um bolo de chocolate que tenho confiança.

E acho importante apontar isso aqui: eu não tenho ideia se posso chamar esses muffins de chocolate de muffins. Pelo visto não existe uma regra muito clara sobre a diferença entre muffins e cupcakes. A maioria parece concordar que cupcakes são receitas mais complexas, com mais etapas e, normalmente, amanteigadas, enquanto muffins são receitas mais simples e com menos passos. Esse é do tipo mistura tudo com uma colher, então acho que tá valendo.

Também é uma receita sem manteiga nem leite e acho uma boa pra quem não pode com lactose; é só tomar cuidado com o chocolate escolhido.

Mudanças possíveis

Agora, essa receita aceita um monte de mudanças. Vamos a elas, começando com o cacau. Essa massa de bolo já foi feita com cacau, chocolate 50% e achocolatado. As mudanças afetam o sabor e a textura da massa e o quanto ela cresce. Se você não se importar com isso pode trocar sem se preocupar; não vai sair igual, mas vai sair bolo. O conselho que eu dou é diminuir um pouco o açúcar (pra até um mínimo de 1/2 xícara), principalmente se for usar achocolatado que é bem doce.

Já falando do açúcar. Eu imagino que dê pra usar açúcar cristal na massa sem problema. Trocar por mascavo vai deixar a massa um pouco mais úmida e pesada. E na cobertura eu uso o cristal porque ele forma uma casquinha mais crocante no forno. Isso é totalmente opcional, embora eu ache que é parte do charme desses muffins de chocolate.

E ainda no “opcional”: café instantâneo e canela servem pra deixar o sabor do chocolate mais intenso e complexo, por isso são aconselháveis, mas não indispensáveis. Pra falar a verdade até os pedaços de chocolate e amendoim são opcionais: você pode usar os dois, só um ou nenhum, deixando o bolinho mais complexo ou simples conforme suas possibilidades. Aliás, foi por possibilidades que eu usei amendoim. A receita original pedia nozes pecan, que custam um preço meio proibitivo por aqui. Amendoins são mais em conta e muito gostosos também.

A última mudança das que eu pensei: o café quente. Dá pra usar expresso, coado ou o que você quiser. Não gosta de café? Bom, o sabor não é forte, ele só intensifica o chocolate… Mas se você não costuma ter café em casa pode trocar por chá ou água pura mesmo; só lembra que tem que ser quente. Isso ajuda a deixar o bolo mais fofinho.

muffins de chocolate

Últimas dicas

Muffins de chocolate ou de qualquer sabor podem ser um saco pra crescer. É muito comum ver gente comentando que seus muffins ficaram com o topo achatado ou até colapsado no meio. Algumas coisas nessa receita foram feitas especificamente pra tentar evitar isso. A proporção de ingredientes secos pra líquidos é uma delas, a quantidade de fermento também.

Outro ponto é o forno. Tanto a temperatura quanto o fato de aquecer antes. Eu sou muito teimosa e odeio aquecer forno porque fica parecendo um desperdício de gás aquele forno ligado sem nada dentro. Mas nessa receita em específico eu senti bastante diferença deixando o forno aquecendo por 15min antes. A mudança de temperatura, primeiro mais alta pra ajudar o “salto” da massa, e depois mais baixa pra assar sem queimar, também ajudam num topo bem redondinho e alto.

Por último, nesse texto enorme, as forminhas! Eu usei papel manteiga cortado em quadrados, que eu mostro como fazer no vídeo que tá linkado abaixo. Essa forminha fica mais alta que as tradicionais que eu já usei e isso também acaba ajudando o bolinho a crescer. Se tiver disponibilidade de papel e de tempo, faça também. O que parece só uma firula pra enfeitar acaba virando um truque legal pra bolinhos mais altos.

muffins de chocolate com amendoim

Muffins de Chocolate com Amendoim

Sabrina - CozinhaRoman
Bolinhos de chocolate e café, bem fofinhos, cheios de pedaços de amendoim e com uma casquinha crocante no topo!

Ingredientes
  

  • 2 xícaras farinha de trigo
  • 1 xícara cacau
  • 1 xícara açúcar refinado
  • 1 colher sopa fermento em pó
  • 1/2 colher chá canela em pó opcional
  • 1 colher chá café instantâneo opcional
  • 2 ovos
  • 1/3 xícara óleo vegetal
  • 3/4 xícara café quente
  • 1/2 xícara chocolate meio amargo picado
  • 1/2 xícara amendoins torrados picados
  • 2 colheres sopa amendoim torrado picado pra cobertura
  • 1-2 colheres sopa açúcar cristal pra cobertura

Instruções
 

  • Ligue o forno a 230C e prepare a forma. Você pode usar uma assadeira de cupcake com 12 cavidades antiaderente, ou forrada com forminhas de papel, ou untada e enfarinhada.
  • Em uma vasilha misture todos os ingredientes secos: farinha, cacau, açúcar, fermento, canela e café. Em outra vasilha bata os ovos com o óleo.
  • Junte a mistura de ovos na mistura de ingredientes secos. Acrescente o café quente e misture a massa delicadamente, sem bater. Quando ela estiver homogênea acrescente o chocolate e o amendoim picados.
  • Divida a massa entre as 12 forminhas preparadas. Espalhe os amendoins da cobertura sobre todos os bolinhos. Polvilhe um pouco de açúcar sobre cada um também, por cima do amendoim.
  • Leve ao forno aquecido por 10min. Então baixe a temperatura para 200C por mais 10 ou 20min, até que um palito inserido no meio dos bolinhos saia limpo. Espere amornar antes de tirar da forma.

Notas

Esse bolo aceita algumas trocas de ingredientes, como cacau por chocolate em pó ou café por água. Mas isso altera um pouco o bolo e eu sempre explico essas mudanças de forma mais aprofundada no texto que vem antes da receita. Nesse texto também explico melhor as forminhas de papel que usei.

—————————–
Em 2014: Patê de Berinjela em pedaços
Em 2017: Delícia de Manga