Salada de fruta, versão daqui de casa

Salada de fruta pode ser feita com qualquer combinação de frutas que você quiser, mas a ideia aqui é entender quais combinações ficam mais equilibradas.

salada de fruta

E veja bem, eu tô falando mais equilibrada, não melhor. Porque o que é melhor varia de pessoa pra pessoa, então se você quiser uma salada só de frutas cítricas pode. Mas a ideia hoje é contar sobre a salada que a gente faz e porque ela ser desse jeito funciona. E mais algumas dicas.

Então vamos as frutas: são 2 mais ácidas e com bastante caldo, laranja e abacaxi, 3 macias e doces, manga, mamão e banana, e 1 crocante e mais azedinha (mas não ácida), a maçã. Assim tem um equilíbrio de sabores e texturas. Eu também gosto de colocar uva sem caroço na salada, mas o mais normal é fazer sem ela. Daí vem a coisa: não gosta, ou não tem, uma dessas frutas? É só trocar por alguma que tenha características semelhantes e inventar uma salada com a cara do local onde você mora.

O mais importante (que eu acho) é entender como as frutas funcionam. Por exemplo, o mamão é muito macio e desmancha fácil, por isso é preciso cortar em pedaços um pouco maiores do que as outras frutas. Já a maçã é bem firme e mantém sua estrutura, então os pedaços podem ser um pouco menores. Essa atenção é pra que quando tudo for misturado a salada não fique com pedaços enormes de maçã se destacando, ou com o mamão todo sumido esmagado no meio das outras frutas.

salada de fruta

Também tem a ordem de misturar tudo. Pra quem vai fazer um pouquinho de salada só, isso não importa tanto. Mas no meu histórico a gente fazia salada pra família toda; isso queria dizer algumas horas picando frutas. E se a gente descasca a banana, e a maçã, e deixa os pedaços passando tempo sozinhos numa vasilha, eles oxidam rapidinho. Mas se a gente pica primeiro as frutas ácidas e vai misturando as outras nelas depois, a acidez ajuda a evitar a oxidação. É o tipo de coisa que não vai estragar a salada, mas deixa o resultado final mais bem acabado.

Também acho melhor cortar o abacaxi que é mais complicado no início, quando tô com pique; e a banana, que é mais fácil, no final quando tô cansada já…rs

Outro ponto, na minha infância essa salada de fruta era servida na ceia de natal. E era adoçada com açúcar e regada com guaraná antes de servir. Hoje em dia não acrescento nem um nem outro, mas é claro que pode! Minha dica é só provar a salada antes de adoçar, porque dependendo do quão doces as frutas estiverem não vai precisar.

Por fim, eu gostei muito de servir com folhas de hortelã, picadas na hora. Também funciona muito bem com iogurte, granola, panqueca, sorvete (de creme!)… Como são muitos sabores fica fácil combinar.

salada de fruta

Salada de Fruta

Sabrina - CozinhaRoman
Uma versão simples da salada de fruta daqui de casa

Ingredientes
  

  • 1/2 Abacaxi
  • 3 laranjas
  • 1 manga médias
  • 2 maçãs
  • 1 mamão médio
  • 3 bananas

Instruções
 

  • É só descascar e picar tudo, na ordem em que aparece na receita. Vá misturando a cada adição pra que as frutas mais sensíveis não oxidem.

—————————-
Em 2019: Ninho de Caramelo