Picolé de gemada, ou sorvete…

Picolé de gemada pra gente poder curtir os sabores de natal sem morrer de calor no meio do verão!

picolé de gemada

Pra falar a verdade, a ideia é mais transformar uma gemada num picolé do que fazer um picolé com sabores de gemada. Só que apenas colocar um pouco de gemada pra congelar ia dar num picolé bem cristalizado. Então as proporções aqui são pensadas pro picolé mesmo, e não pra bebida.

Se você ficou afim de beber, tem receita de gemada e de ponche de crema aqui o Cozinha.

Essas mudanças são o maior número de gemas, a proporção maior de creme pra leite, menos conhaque, e o suco de laranja que não vai na bebida. Isso tudo pra garantir um picolé mais cremoso e menos cristalizado. E pra garantir também que os sabores não fiquem suaves demais depois de congelar.

O que não dá pra garantir é que o leite não vá talhar. As vezes só de adicionar raspas cítricas ele já talha. Essa receita junta também álcool e o próprio suco de laranja, então é pedir pra talhar. Só que isso não é um problema quando a gente tá falando de picolés e sorvetes, porque na hora que congela a textura ameniza. O complicado é só que normalmente as receitas falam pra cozinhar até engrossar, e quando talha o creme não engrossa. Então se acontecer contigo, assim que se formarem os grupos comece a contar o tempo; depois de 2min cozinhando já pode tirar do fogo.

picolé de gemada

E o mesmo vale se você resolver transformar o picolé de gemada em sorvete, talhar aqui também não tem problema. Só que nesse caso em vez de colocar nas forminhas e levar pro congelador, primeiro a gente deixa gelar e depois bate na sorveteira. Ou, na ausência da sorveteira, congela em cubos pequenos e bate no processador depois, até ficar cremoso.

Por último, a receita original sugeria servir com uma cobertura crocante de leite. Parecia bem gostoso, como uma cobertura de crumble, mas achei pouco prático pra forma como a gente consome picolé. Na sugestão do Gourmet Traveller ele é servido num prato, como uma sobremesa, aí sim faz sentido. De qualquer forma, se você resolver servir esse picolé acompanhado não precisa preocupar: os sabores dele são sutis e fáceis de combinar com tudo.

picolé de gemada

Picolé de Gemada

Sabrina - CozinhaRoman
os sabores do drink natalino em forma de gelado

Ingredientes
  

  • 1 lata creme de leite com soro
  • 150 ml leite
  • 45 ml conhaque
  • 1 laranja raspas e suco
  • 5 gemas
  • 3/4 xícara açúcar
  • 1 colher chá noz moscada

Instruções
 

  • Amasse o açúcar com as raspas até ficar perfumado. Junte as gemas e bata bem até o açúcar sumir. Adicione a noz moscada e o conhaque e bata bem.
  • Em uma panela misture o leite com o creme e o suco de laranja. Adicione o creme de gemas e misture bem. Leve ao fogo médio, misturando sempre, até cozinhar e engrossar ou, o mais provável, talhar. Se talhar, continue cozinhando por mais 2 minutos e pronto.
  • Transfira para formas de picolé, coloque os palitinhos e leve ao congelador de um dia pro outro, ou até endurecer.

Notas

Se preferir sorvete bata na sorveteira em vez de colocar nas forminhas de picolé