Spritz perfumado e docinho

Spritz é um drink leve no sabor, mas muito perfumado e bem refrescante pra acompanhar esse verão!

spritz de vermute

E essa foi uma das poucas receitas desse fim de ano em que eu não mudei basicamente nada a partir da original. No caso a original é uma versão chamada Evergreen Spritz, do Food52. E as duas mudanças foram aquelas necessárias por conta do acesso aos ingredientes. A receita original usa um vermute bem específico, também da Martini. E eu usei o Martini branco comum que a gente encontra facilmente por aqui.

A outra mudança foi o bitter de laranja, que na receita não tem nenhum indicação específica. Então usei o que eu fiz para o nosso Fizz Cítrico. Ele é feito com vodka, e a partir de casca de laranja assadas e vários temperos. Como sempre, você pode fazer o seu, comprar um bitter de laranja, ou usar Campari. Eu tenho evitado usar o Campari porque ele altera bastante a cor e tem um sabor bem forte. Mas ele ainda é uma bebida amarga, de laranja, então acaba qualificando. E ele tem relação com a história desse tipo de drink.

vermouth spritz

Eu falei tudo isso e não contei o que é um spritz né? Lá no final dos anos 1800 o Império Austro-Húngaro dominava uma parte do território italiano. Calma que a aula de história se resuma a essa frase. O lance é, os austro-húngaros costumavam acrescentar uma talagada de água com gás nas taças de vinho italiano. O que, imagino eu, devia ofender bastante os nativos. E essa bebida era chamada de spritz, porque essa é a palavra deles pra talagada de água com gás.

No século passado esse drink começou a virar uma mistura de um aperitivo amargo (tipo Campari ou Aperol) com prosecco. Prosecco é o espumante italiano* feito a partir do vinho branco. E agora nesse século já tem um monte de variantes de Spritz com um monte de combinações de sabores. Então chegamos finalmente no nosso Spritz de hoje, que mistura um espumante com Vermute, outro tipo de aperitivo, e mais umas coisinhas claro.

*é tudo vinho espumante, mas cada canto do mundo tem uma característica e um nome. Prosecco na Itália, Champanhe em Champagne, Cava na Espanha, e por aí vai…

spritz

Spritz de Ano Novo

Ingredientes
  

  • 1 1/2 dose vermute branco
  • 4 dashes bitter veja texto acima
  • 1/4 limão
  • gelo
  • espumante veja texto acima
  • fatia de limão e ramo de alecrim pra enfeitar

Instruções
 

  • Direto na taça em que for servir combine algumas pedras de gelo, duas fatias de limão e um ramo de alecrim.
  • Por cima combine o vermute e o bitter, esprema o limão e complete com o espumante. Sirva em seguida.

 

——————————-
Em 2021: Picolé de Gemada