Sour de Tangerina

Sour de Tangerina com Whiskey, bem refrescante e com muito, muito perfume!

sour de tangerina

E acho bom começar lembrando o que é um sour. Essa palavrinha em inglês significa azedo (incluindo ácido dentro de azedo, é meio confuso) e acabou virando nome de um tipo de drink. O tipo feito justamente com limão! A receita base de qualquer bebida dessa tipo é limão, algo pra adoçar e uma birita. Mas é claro que existem mil e uma variações e adições, desde as mais estruturais como a clara de ovo no Sour Vodka, até o vinho no topo como o NY Sour.

E no caso do Sour de Tangerina de hoje, inspirado lá no Adventures in Cooking, a maior modificação é a diminuição do limão e a presença do suco de tangerina. Ou de mexerica, ou bergamota, fica a seu critério qual variedade e qual nome você preferir. Existe outra característica, pouco comum nesse tipo de drink, mas que não é necessariamente uma mudança: o mel no lugar do açúcar. E assim, o mel traz um pouco do sabor específico dele pro drink, mas se você não consome por algum motivo e prefere açúcar, tá tudo certo! Também é legal avisar que a medida de mel (ou açúcar) é mais uma sugestão que pode variar tanto conforme o seu gosto quanto conforme o quão ácida tá a tangerina por aí.

Por último, dois detalhes que não são exatamente da receita mas fazem parte da experiência. No vídeo que gravamos não passei a casca da mexerica pela taça, porque esqueci mesmo. Mas depois lembrei, passei e senti sim diferença, então não deixe esse passo de lado se for possível. O segundo detalhe é o gelo com pedacinho de tangerina dentro. Pra fazer eu coloquei um pouco de água na forma, coloquei os pedaços e congelei. Só então completei com água e deixei pra congelar de novo. Assim dá pra controlar bem como o pedaço vai aparecer no gelo. Só que no fim das contas achei que nem apareceu tanto assim no drink já que ele não é muito translúcido. Enfim, uma possibilidade mas que não vai fazer diferença no sabor final.

sour de tangerina

Sour de Tangerina

Sabrina - CozinhaRoman

Ingredientes
  

  • 2 colheres sopa mel
  • 1 colher sopa limão
  • 1/2 xícara whiskey
  • 1/3 xícara suco de tangerina
  • gelo
  • casca de mexerica

Instruções
 

  • Misture bem o limão com mel até dissolver. Junte com o whiskey, a tangerina e algumas pedras de gelo. Chacoalhe até gelar.
  • Passe a casca de tangerina na borda de duas taças rasas e coe o drink nas taças. Complete com duas pedras de gelo.

—————————
Em 2015: Pretzels macios
Em 2019: Petisco de enroladinho