Baked Alaska em miniatura

Baked Alaska é uma sobremesa composta por bolo, sorvete, merengue e, em alguns casos, geleia ou algum creme, e hoje a gente tem a versão mini dela!

baked alaska

Se eu entendi direito, essa sobremesa foi criada nos Estados Unidos, na segunda metade do século 19, pra comemorar a compra do Alasca. E a primeira coisa que fiquei pensando foi que não conheço nenhuma receita que comemore a anexação do Acre…

Mas focando no Baked Alaska: ele é basicamente um bolo, com sorvete em cima, no formato de um domo. Então tudo é coberto com merengue e aí duas coisas podem acontecer: ou a sobremesa é regada com bebiba forte e flambada, ou um maçarico é usado pra tostar o merengue. E seguindo essas diretrizes, tem todo um mundo de mudanças pra se fazer!

Começando pelo bolo. Ele pode ser de qualquer sabor, mas não só isso. Muitas vezes ele é recheado ou ganha uma camada de geleia no topo, antes do sorvete. E falando nele, dá pra só empilhar um bocado de sorvete sobre o bolo. Mas também dá pra fazer combinações de sorvetes; eu já vi baked alaska napolitano, e já vi com dois sabores de sorvete marmorizados. Por fim, o merengue também pode ganhar sabores diferentes, embora o mais comum seja o tradicional mesmo. O que dá pra mudar é o jeito de cobrir com o merengue; você pode só espalhar ele com uma colher e fazer umas ondas com as costas dela, ou pode usar um bico de confeiteiro e fazer coberturas mega elaboradas.

E claro, temos a receita de hoje que é a versão individual, ou miniatura! Se normalmente essa sobremesa é tamanho família, feita pra ser um evento na hora de ser servida, isso não é totalmente necessário. Principalmente pra quem mora só e quer experimentar, a versão miniatura pode ser uma boa opção. Dá inclusive pra deixar uma quantidade de bolo e sorvete montados prontos no congelador (bem embalados tá?) e só finalizar um de cada vez quando der vontade de comer.

Pra essa versão eu usei sabores bem clássicos: chocolate e creme. O bolo de chocolate de sempre daqui de casa, e o sorvete de creme do último vídeo. Dava pra ter feito uma versão toda de chocolate, ou toda de creme, dava pra fazer chocolate com morango, creme com limão, limão com morango… Enfim, pensa numa combinação de sabores que você gosta. Dá pra fazer baked alaska com essa combinação.

O que falta falar? O merengue! Isso é papo antigo mas acho que sempre vale a pena repetir: eu não tenho problemas em consumir claras cruas, então só bato com açúcar e uso. Se você não gosta tem jeito: mistura as claras com o açúcar e leva ao banho-maria, mexendo até o açúcar dissolver, e então retira do calor e bate normalmente. Opções veganas? Nunca testei tostar merengue de aquafaba, porque sempre apanho do merengue de aquafaba. Mas assim que eu experimentar venho aqui contar.

baked alaska

Baked Alaska

Sabrina - CozinhaRoman

Ingredientes
  

  • 1 bolo de cerca de 16x26cm
  • 6 bolas de sorvete
  • 4 claras
  • 3/4 xícara açúcar refinado

Instruções
 

  • Corte o bolo 6 círculos de cerca de 6cm de diâmetro. Cubra cada disco de bolo com um bola de sorvete e leve tudo para o congelador para ficar bem firme.
    Você pode embalar o bolo com sorvete e deixar no congelador de um dia pro outro.
  • Bata as claras com o açúcar até conseguir um merengue firme. Cubra os combos de bolo e sorvete com esse merengue. E toste com um maçarico logo antes de servir.

Notas

Mais detalhes e possíveis variações no texto acima

—————————-
Em 2015: Amanteigados de Coco
Em 2018: Hurricane