Salada de Macarrão

Salada de Macarrão, que na minha infância a gente chamava de macarronese, ideal pra um almoço geladinho e de um prato só.

macarronese

Existem muitas versões dessas saladas de macarrão, mas acho que quase todas tem alguns pontos em comum: macarrão curto, ingredientes picados pequenos, molho de maionese envolvendo tudo, são servidas geladas… E claro que todas estão corretas. Então essa receita de hoje é só mais uma versão. A versão da salada de macarrão da minha família.

Por isso, em vez de falar sobre origem e definição da receita, prefiro explicar as minhas escolhas para alguns ingredientes e preparos. Começando pelo macarrão, que costuma ser curto por conta da praticidade pra servir e comer esse tipo de preparo. Ainda assim, dá pra variar o formato, e eu prefiro os que ficam mais tridimensionais pra preparos mais secos como essa salada. Dá pra fazer com um macarrão tipo gravata? Sempre dá. Mas acho que formatos como parafuso ou caracol combinam mais, dando volume pra salada e grudando bem no molho.

Pesquisando os nomes vi que dois formatos são chamados de caracol. Nesse texto, quando falo caracol me refiro ao que parece uma mola. O outro, que parece um cilindro dobrado e com uma das pontas fechada, aqui é chamado de boca de leão. Esse eu gosto pra molhos mais moles. Mas de novo, nada disso vai impedir a salada de ficar boa.

salada de macarrão

Com o macarrão escolhido tento não picar nada maior do que o formato dele. E como eu uso milho e ervilha, tento picar a cenoura no mesmo tamanho deles. Essas preocupações podem ser preciosismo, mas acho que quando tudo tá mais ou menos do mesmo tamanho fica mais bonito, e mais fácil de misturar já que nada vai ficar “fugindo” pro fundo da vasilha. Também não gosto de deixar nada muito grande pra conseguir uma garfada com todos os ingredientes. Mas aí já é realmente uma questão de preferência pessoal.

Outro detalhe que é uma preferência pessoal é o modo de preparar os ovos cozidos. Começando pelo ponto da gema. É claro que uma gema mole, como faz tanto sucesso na internet, não vai funcionar bem aqui. Mas também não precisa cozinhar o ovo até ressecar tudo. O modo de cozimento descrito na receita abaixo é o que eu uso pra conseguir uma gema sólida mas ainda úmida. E nesse ponto ela fica bem frágil, com o tempo percebemos que misturando tudo ela acabava sumindo na salada.

O que passamos a fazer foi misturar apenas as claras picadas na salada, e usar a gema como uma guarnição. Adicionando as gemas esfareladas apenas no final do preparo elas acabam aparecendo mais no paladar, e ainda finalizam a salada de macarrão de um jeito diferente.

Pra finalizar, o molho! Como disse em textos de outras saladonas, não são muito fã de usar a maionese pura. O azeite ajuda a deixar mais leve, mas eu também gosto de adicionar acidez nesses molhos. Com a salada de repolho aprendi a misturar molho inglês nesse tipo de molho e adorei. Portanto é o que faço nessa também. Mas vinagre de salada ou apenas limão,  como faço com a salada de batata.

salada de macarrão

salada de macarrão

Salada de Macarrão

Ingredientes
  

  • 500 g macarrão curto
  • 1 cenoura
  • 150 g ervilhas
  • 150 g milho
  • 3 ovos
  • 1 xícara maionese
  • 2 colheres sopa molho inglês
  • sal
  • azeite

Instruções
 

  • Cozinhe o macarrão em uma panela grande, com água salgada e fervente, até ficar al dente.
  • Corte a cenoura em cubinhos e cozinhe em água sem sal até ficar macia.
  • Leve os ovos, em uma panela com água fria, ao fogo alto até começar a ferver. Baixe o fogo, conte 6 min e retire do calor. Transfira os ovos para uma vasilha com água fria, e trinque a casca pra facilitar descascar.
  • Milho/Ervilha: se estiver usando congelado passe por um pouco de água pra descongelar e deixe escorrendo. Se estiver usando enlatado lave bem, descartando a conserva e deixe escorrendo também
  • Pique as claras em pedaços pequenos, deixando as gemas reservadas, e misture com o macarrão, a cenoura, o milho e a ervilha.
  • Em outra vasilha misture a maionese com o molho inglês, um fio de azeite e uma pitada de sal. Misture esse molho na salada de macarrão e acerte o sal e a acidez.
  • Transfira para a vasilha onde for servir, e desmanche as gemas com dedos sobre a salada fazendo um cobertura. Mantenha na geladeira até o momento de servir.