Salada Alegria, pra quem não curte salada

Salada alegria é o tipo de receita que vai bem em festas de família e que cai bem pra quem tá procurando um prato que vale uma refeição…

salada alegria

…mas não cai tão bem pra quem tá atrás de uma saladinha leve. Eu entendo que hoje, quando a gente fala em salada o que vem na mente é um monte de folhas verdes com alguma coisa gostosa junto. Mas não é disso que eu vou falar hoje.

Essa receita é tão antiga aqui em casa que já nem tem origem mais, ela apenas existe no caderno de receitas. E é verdade quando eu digo que ela vale pra uma refeição. Também é boa pra festas com muita gente e acho que combina muito com churrasco, de carne ou não. E por churrasco eu me refiro tanto ao prato quanto ao evento social.

E isso tudo vale pra salada alegria mas também pra outras versões desse tipo de prato. Essas saladas com vários ingredientes picados pequenos e juntos por um molho com maionese, são clássicos por (mais de)um motivo: Combinam com muita coisa e são facilmente adaptáveis. Então considere os próximos parágrafos apenas como sugestões, tá bem?

salada alegria

Com tudo isso em mente, alguns detalhes sobre a receita. Originalmente apenas o bacon era frito. Mas eu gosto muito mais do presunto cozido quando ele também é frito. Se você não gosta de presunto vale substituir por qualquer outra carne. Cubinhos de frango cozido/refogados por exemplo funcionam bem. E claro que dá pra fazer uma versão vegetariana e só ignorar esses ingredientes ou trocar por outros.

Outro ingrediente que passou a ser dourado na frigideira foi o amendoim. Isso não é necessário, mas eu descobri que gosto mais de castanhas quando elas são aquecidas logo antes de usar. E na frigideira é bem mais prático que no forno. Se você preferir (ou já estiver com o forno ligado), assar os amendoins também funciona bem. E claro que qualquer castanha funciona bem aqui. A ideia é dar uma crocância a mais pra salada alegria.

Principalmente porque eu sempre ignoro um ingrediente original dessa receita: batata palha. Se você é fã é só misturar um tanto dela na salada logo antes de servir pra não murchar.

Alguns outros pequenos detalhes. O milho pode ser em conserva ou congelado e eu não vejo muita diferença de um pro outro. A maçã não precisa ser verde, mas fica mais legal quando é uma variedade ácida. A mussarela pode virar qualquer queijo que você goste e tenha acesso. E por fim o vinagre. Se você não tem costume de colocar acidez nos seus molhos, comece! rs
Mas sério, um pouco de acidez no molho funciona muito bem. É só ir colocando aos poucos e provando pra ver até onde funciona pra você.

 

salada alegria

Salada Alegria

Ingredientes
  

  • 150 g milho (ou 1 lata)
  • 100 g bacon em cubos
  • 150 g presunto em cubos
  • 50 g amendoins sem casca
  • 150 g mussarela em cubos
  • 2 cenouras
  • 1 maçã verde
  • 1/3 xícara maionese
  • 3 colheres sopa azeite
  • 1-2 colheres sopa vinagre branco
  • Sal

Instruções
 

  • Para o milho enlatado: Escorra a conserva do milho, lave bem os grãos e deixe escorrendo até o momento de usar.
    Para o milho congelado: deixe os grãos de molho alguns minutos em água na temperatura ambiente pra descongelar. E então deixe escorrendo até o momento de usar.
  • Leve os cubos de bacon ao fogo médio em uma frigideira, sem adicionar nada, e mexendo até eles dourarem. Retire o bacon e deixe escorrendo o excesso de gordura em uma peneira de metal ou no papel toalha. Retire o excesso de gordura da frigideira, mas não descarte.
  • Frite os cubos de presunto na frigideira com um pouco da gordura do bacon até eles dourarem. Retire o presunto da frigideira e, finalmente, doure o amendoim. Se precisar use um pouco da gordura de bacon reservada.
  • Rale a cenoura e pique a maçã verde em cubinhos. Então misture as duas, o bacon, o presunto, o amendoim, a mussarela e o milho.
  • Em outra vasilha misture a maionese com o azeite. Vá adicionando o vinagre aos poucos e provando conforme o seu gosto. Misture esse molho na salada e só então acerte o sal. Deixe na geladeira até a hora de servir.