Rosita , Campari em várias gradações

Rosita é um drink simples que junta o perfume da tequila e do vermute com o amargor do Campari, na gradação que você quiser!

rosita

E já digo que foi isso que me conquistou na primeira vez que testei esse drink. Eu gosto muito da ideia do Campari, mas nem tanto do sabor. Acho amargo demais pro meu paladar e por isso sempre acabo deixando de lado os drinks com ele. Ou fazendo versões amenizadas.

Mas fiquei bem curiosa quando vi esse tal Rosita no Gourmet Traveller, e resolvi tentar fazendo o que eu faço sempre: diminuindo a quantidade de Campari. Acabei gostando dessa versão suavizada: não ficou amargo demais e dava pra perceber os perfumes das bebidas que compunham o drink. Então fui estudar um pouco mais.

Foi quando encontrei outra versão do drink, dessa vez no Diffords Guide, com bem menos Campari do que Tequila. Bem mais parecida com a versão que testei a primeira vez. E aí fiquei com a impressão que não tem uma versão muito bem determinada de quais seriam as proporções desse drink. Em outras versões que encontrei os ingredientes eram sempre os mesmos, mas as quantidade variavam bastante.

O método de preparo também era quase sempre o mesmo: mistura com gelo e coa. Só uma versão mandava bater na coqueteleira, mas como a ideia é um drink mais translúcido acho que misturar é a melhor opção mesmo. E pra servir duas versões diferentes apareceram: no copo baixo com um pedaço de casca ou fatia de toranja ou laranja; e na taça rasa, gelada, sem enfeite nenhum. Preferi essa versão porque prefiro só usar fruta como enfeite quando ela também faz parte da receita. Mas claro que você pode ignorar isso e usar um pedacinho de casca de laranja enfeitando. Nesse caso aconselho apertar a casca ao redor de toda a boca do copo (ou taça) pra deixar o perfume mais marcante.

Por último: tô deixando na receita abaixo as duas proporções de Campari que vi mais repetidas. A versão fotografada é a com 1/2 dose de Campari, a versão mais amenizada vai acabar tendo uma cor mais suave também.

rosita

Rosita

Ingredientes
  

  • 1/2 dose vermute
  • 1/2 dose tequila
  • 1/4 - 1/2 dose campari

Instruções
 

  • Junte as bebidas em um copo com gelo e misture por alguns segundos. Coe em uma taça gelada e sirva em seguida