Fada Azul

Fada azul é um drink bem simples e de sabores diretos, mas que graças a uma flor específica muda de cor na nossa frente!

fada azul

Desde que eu vi o chá de feijão borboleta pela primeira vez que tenho vontade de trazer ele pro Cozinha de alguma forma. E esse dias finalmente chegou! Mas vamos por partes.

O Feijão-Borboleta, ou Cunhã, é uma planta trepadeira que dá uma florzinha de um tom de azul bem forte. Ela não é nativa daqui, embora se dê muito bem no nosso clima, e é sim comestível. Tem muitas alegações de que também é medicinal, mas eu sempre evito entrar nessa seara porque não é meu campo de estudo.

Pra gente o importante é que a flor do feijão borboleta é um baita corante! O pó da flor seca pode ser usado em receitas, mas o mais comum é fazer uma infusão das flores secas. E esse chá pode ficar de um azul bem forte… até a gente adicionar algumas gotas de limão e ele virar um lilás, ou até rosa, dependendo das quantidades.

E quando pensei que seria legal usar isso num drink de halloween, pensei que claro que eu não seria a primeira a pensar isso. Fui pesquisar e achei esse “Drink que Muda de Cor” do Cocktail Chemistry Lab. Eu gostei muito da ideia dele de servir o drink em dois vidros separados: drink azul num e solução ácida no outro. E também gostei que era um drink simples, com base de Gin. Mas o que me chamou atenção mesmo foi o fato de ele ter usado ácido cítrico em vez de limão. Isso é feito porque o limão deixa o drink menos translúcido, e o ácido cítrico resolve essa questão.

fada azul

É claro que eu acabei mudando algumas coisinhas, mas mantive a ideia do drink de Gin e da solução de ácido cítrico. E acabamos com o Fada Azul dessas fotos e a receita abaixo. E agora vamos ao detalhes dessa mesma receita!

Primeiro que a flor colore bem! Pra 1 xícara (240ml) de água quente, 3 flores secas dão um azul bem forte. É só ter paciência e misturar a água quente com as flores nela. Segundo que o gosto pode ficar ligeiramente amargo se você deixar muito tempo. Eu deixei 5min e não deu nenhum gosto amargo mas deu uma cor bem forte, então vou deixar esse tempo como sugestão.

Terceiro, como disse antes o ácido cítrico no lugar do limão é só pro drink ficar bem translúcido. Se você não gosta de usar, vale usar a mesma quantidade (25ml) de limão mesmo. Se você nunca viu: ácido cítrico é um pozinho branco muito, muito, muito, ácido, ótimo pra fazer balas azedinhas, e que dilui bem fácil em água. Eu compro em lojas de confeitaria, normalmente ele fica perto das essências e dos corantes.

Por último, no dia da gravação a gente escolheu servir esse drink numa taça rasa, porque a ideia era que ele mudasse de cor num estalar de dedos. Mas vale lembrar que num copo cheio de gelo essa mudança se daria de forma gradual e mais perceptível. Fica a dica pra quem quiser gravar aquele vídeo pras redes sociais.

fada azul

Fada Azul

Ingredientes
  

Drink Fada Azul

  • 60 ml Gin
  • 25 ml água cítrica
  • 25 ml xarope simples
  • 30 ml chá de flor fada azul veja texto acima

Água cítrica

  • 90 ml água
  • 1/2 colher chá ácido cítrico veja texto acima

Instruções
 

Drink Fada Azul

  • Em um copo largo junte o gin, o xarope e o chá e misture com algumas pedras de gelo. Coe em uma taça e na hora de servir junte a água cítrica.

Água Cítrica

  • Misture o ácido cítrico com a água até dissolver completamente. Use em seguida.

————————
Em 2018: Cupcakes Monstros