Além Túmulo ou whiskey com laranja

Além túmulo é um nome sem pé nem cabeça pra um drink muito do perfumado que mistura laranja, whiskey, melado e alecrim!

além túmulo

Esse nome meio que veio da receita original, que eu acabei mudando um bocado. O nome da original é Haunted Graveyard, algo como cemitério assombrado. E ela conta com Bourbon e xarope de bordo e tem um passo a passo um pouco diferente. Então como a receita ficou só inspirada na original, achei por bem deixar o nome só inspirado também. Assim temos Além Túmulo.

Mas deixando de lado o nome, que é o menos importante, e indo pro drink em si, vamos aos detalhes desse Além Túmulo.

Eu uso whiskey irlandês no lugar do Bourbon porque eu gosto desse tipo de whiskey então é ele que eu tenho em casa. Pra quem adora whiskey e percebe as diferenças eu recomendo usar o Bourbon. Pra quem, como eu, é só amadora nesse mundo a minha dica é sempre: use o que você gosta e tem costume.

O xarope de bordo virou melado meio que pelo mesmo motivo. Eu nunca uso xarope de bordo…só tive contato com esse ingrediente uma vez e nem lembro o sabor. Então por aqui ele sempre vira melado ou mel, dependendo do nível de acidez que eu quero. Como esse drink não leva limão achei que a opção mais ácida iria bem, então escolhi o melado. Mas é claro que mel vai funcionar também!

além túmulo

E imagino que o alecrim possa ser um pouco polêmico. Eu gosto bastante da combinação com a laranja então adorei a ideia desse drink. Mas se você não gosta pode trocar por outra erva de sabor suave, ou ignorar completamente. E também dá pra ignorar o alecrim queimado como guarnição. Ou trocar por um ramo fresco, e ignorar a parte de colocar fogo, se preferir um perfume mais fresco mesmo. Aliás, a gente usa o ramo seco pra guarnição justamente porque ele vai pegar fogo e soltar perfume melhor que o fresco.

Por último, o bitter que eu não especifiquei na receita. O bitter é tipo um toque final no drink, então vai muito do que você quer ressaltar ali. E claro, também do que você gosta e do que tem disponível. Eu usei uma tintura de hortelã pimenta que fiz aqui em casa. Só deixei algumas folhas de hortelã pimenta em vodka por uns dias, coei e guardei pra usar como bitter. Como eu gosto de brincar com essas coisas sempre tem uma garrafinha com essas experiências por aqui.

Mas existem bitters prontos pra comprar, e de diversos sabores. E além deles uma opção que usei durante muito tempo foi o Campari. Apenas algumas gotinhas dele no topo de um drink trazem perfume sem aquele amargor forte dele. Além de ser uma combinação clássica com a laranja e com o whiskey.

além túmulo

Além Túmulo

Ingredientes
  

  • 60 ml whiskey
  • 40 ml melado
  • 1/2 laranja em pedaços
  • 2 dashes bitter veja texto acima
  • 1 ramo alecrim fresco
  • 1 ramo alecrim seco para servir veja texto acima
  • gelo

Instruções
 

  • Em uma coqueteleira amasse os pedaços de laranja com as folhas do alecrim fresco. Junte o melado, o whiskey e algumas pedras de gelo e bata por 30 segundos mais ou menos.
  • Coe em um copo baixo com mais algumas pedras de gelo. Finalize com o bitter.
  • Ajeite o ramo de alecrim seco de pé dentro do copo, apoiado na borda, e coloque fogo na ponta dele assim que servir.

—————————-
Em 2018: Donuts Gato Preto
Em 2021: El Charro Negro