Ovos Fritos Recheados

Ovos fritos, recheados com um creme feito com a própria gema, e mais alguns temperinhos, pra garantir um petisco diferente, crocante e cremoso ao mesmo tempo!

ovos fritos recheados

Esses ovos fritos recheados são na verdade a versão de festa dos deviled eggs, ou ovos diabólicos, um petisco comum em outros países mas que eu vejo bem pouco por aqui. Os tais ovos diabólicos são ovos cozidos, cuja gema é retirada e usada pra fazer um creme bem temperado. Esse creme é usado pra rechear as claras cozidas que ficam parecendo barquetes. Eles são normalmente servidos frios, como um acompanhamento, uma entrada ou como aperitivo com coquetéis mesmo.

Você pode estar se perguntando porque um ovo cozido recheado teria o nome de diabólico, e eu também não entendi nada. Parece que no idioma inglês era comum dizer que comidas bem temperadas eram diabólicas. Eu adoraria colocar a culpa nos puritanos que fundaram os Estados Unidos, mas não consegui nenhuma fonte histórica pra corroborar minha teoria…

O que eu achei foi muita gente falando que os tais ovos recheados era comuns desde o século 13, variando em formato, sabor e nome. E que essa quantidade de variações persiste até hoje. Vide essa nossa versão que acabou virando ovos fritos recheados, porque eles são feitos justamente nessa ordem. Primeiro a gente cozinha os ovos, daí corta e tira a gema pra fazer o tal creme bem temperado. Mas aí vem o truque: as barquetes de claras cozidas são empanadas e fritas, e só então recheadas.

ovos fritos recheados

Eu achei essa versão bem melhor. Primeiro porque eu sou do time que acha que coisa frita é sempre mais gostosa. E segundo porque a fritura gera uma textura a mais. Em vez de claras macias e creme macio, a gente ganha claras crocantes e creme macio. E essa variação na textura é muito mais interessante pro paladar!

Dito tudo isso, a receita abaixo resulta em 12 ovos fritos recheados, já que eu tô contando cada metade como uma porção. Mas você pode alterar essas quantidades caso a festa aí vá ser maior. E se for o caso já deixo a dica que dá pra fazer essa receita em etapas. Ovos cozidos ficam bem na geladeira quando armazenados em uma vasilha bem fechada. Então você pode cozinhar, descascar, cortar e fazer o creme, tudo em um dia. E no dia seguinte apenas empanar, fritar e rechear. Assim não fica muito trabalho pro dia da festa.

Ou pode chamar a festa pra cozinha e todo mundo fazer junto. Confesso que gosto dessa opção também.

E claro, as opções de temperos todas são apenas sugestões. A combinação de maionese, mostarda e vinagre (ou conserva de picles) é a mais comum pra esse preparo. Mas você pode adicionar ingredientes e temperos a vontade pra conseguir o creme do jeito que você preferir.

fried deviled eggs

ovos fritos recheados

Ovos Fritos Recheados

Ingredientes
  

  • 7 ovos
  • 1/4 xícara maionese
  • 1/2 colher sopa vinagre
  • 1 colher chá mostarda
  • sal e pimenta a gosto
  • 3/4 xícara farinha de trigo
  • 1 xícara panko
  • óleo para fritar
  • cebolinha para servir

Instruções
 

  • Reserve 1 ovo e coloque os outros em uma panela com água fria. Leve ao fogo alto e, quanto começar a ferver, baixe o fogo para médio e conte 6 minutos.
    Desligue o fogo, retire os ovos e transfira para outra vasilha com água fria. Bata cada um delicadamente na bancada, pra trincar a casca, e volte para a água fria por alguns minutos.
  • Descasque os ovos, corte ao meio no sentido do comprimento, e retire as gemas, juntando todas em outra vasilha.
  • Amasse as gemas e misture com a maionese, o vinagre e a mostarda. Misture bem e tempere com o sal e a pimenta. Deixe na geladeira, tampado, até o momento de usar.
  • Com cuidado, empane e frite as claras cozidas. Eu gosto de colocar 3 pratos na ordem: farinha de trigo, o ovo reservado, batido até ficar homogêneo, e no terceiro o panko.
    Passe cada metade de clara cozida na farinha de trigo, no ovo e então no panko e deixe em uma travessa até repetir tudo com o restante das claras.
  • Frite as claras empanadas em óleo bem quente até dourarem. Escorra em uma peneira de metal ou em papel toalha.
  • Recheie as claras fritas com o creme de gema e arranje onde for servir. Espalhe cebolinha picada sobre elas e sirva em seguida.

 

————————————
Em 2021: Sparkler