Ponche Dourado

Ponche dourado com rum de canela, laranja e maçã verde picadas, e espumante rosé pra dar o clima de festa!

ponche dourado

Esse é mais um drink que foi apenas inspirado em uma receita que vi quando buscava, justamente, inspirações para esse especial de fim de ano. Eu me deparei com uma Sangria de Rum de Canela no Food52, e gostei muito da ideia. Fui adaptando aqui e ali, tanto pro meu gosto, quanto pra disponibilidade de ingredientes… E assim acabei com esse ponche dourado totalmente diferente da receita original.

E deixa eu aproveitar pra explicar como eu tô usando esses nomes, ponche, sangria e clericot. Os significados e as regras variam um pouco conforme a fonte. Mas geralmente, sangrias são feitas com vinho tinto, clericots são feitos com vinho branco e ponches são feitos com rum. Como esse meu ponche dourado leva rum E vinho branco espumante, e é inspirado em uma receita chamada sangria, eu fiquei bem na dúvida de qual nome usar.

Acabei escolhendo ponche porque o rum de canela é o sabor mais proeminente nessa receita. E esse rum na verdade ficou tão gostoso que meu plano é ter sempre uma garrafinha dele em casa. E talvez brincar mais com essas misturas de sabores em futuros drinks.

ponche dourado

O restante dos ingredientes é bem simples e pode contar com várias alterações de acordo com seu gosto e a disponibilidade de ingredientes. As frutas podem ser várias, mas eu gosto de sempre colocar pelo menos uma fruta mais ácida, seja laranja, limão, abacaxi…

Já o xarope de laranja eu usei porque tinha um pronto na geladeira, que eu fiz pro Gimlet Natalino. Poderia ser um xarope simples, poderia ser um xarope comprado pronto, e poderia ser mel ou melado. Ele na verdade pode ser apenas ignorado, tudo vai depender do quão doce você quer que esse ponche dourado fique. Outro ingrediente que pode ser ignorado é o shot de whiskey. É tradicional fazer um ponche com uma bebida como principal (no caso o rum), mas um shot de outra mais aromática. Eu escolhi o whiskey, mas conhaque também é muito comum. Uma cachaça envelhecida também iria bem. Mas na falta de alguma opção assim, é só pular esse passo e seguir a vida.

Por último, o espumante rosé. Eu confesso que escolhi o rosé porque não queria diluir completamente a cor bonita do rum de canela… Dito isso, qualquer espumante que você quiser vai funcionar aqui. Só é importante lembrar que um mais doce talvez dispense o xarope, e um mais seco pode pedir um pouco mais de xarope.

Ponche Dourado

Ponche Dourado

Ingredientes
  

  • 1 xícara rum
  • 1 pau canela
  • 1/2 laranja
  • 1 maçã verde
  • 1 limão
  • 1 shot whiskey ou conhaque
  • 1 shot xarope laranja veja texto acima
  • 1 garrafa espumante rosé

Instruções
 

  • Uma semana antes: coloque a canela de molho no rum, em um vidro bem fechado, e deixe descansar em um local escuro, sacudindo o vidro uma vez por dia.
  • Pique metade da maçã em cubos e fatie a laranja e depois corte cada fatia em 4 gomos. Passe limão na outra metade da maçã pra que ela não escureça.
    Misture as frutas, esprema o limão sobre elas e junte o rum, o whiskey e o xarope. Leve pra gelar por algumas horas.
  • Na hora de servir fatie a outra metade da maçã em gomos finos e arranje nos copos com algumas pedras de gelo.
    Cubra o ponche com o espumante e sirva em seguida.

 

————————————-
Em 2017: Xarope de Pitanga
Em 2021: Salada de Lentilha com Abóbora