Mosaico de Gelatina

Mosaico de gelatina é composto por 3 ou 4 sabores de gelatinas cortadas em cubos e imersos numa gelatina de creme de leite.

mosaico de gelatina

Achei de bom tom explicar o que é essa receita assim, de forma bem didática, porque tem muito tempo que não vejo alguém xóven falando dela. E olha que o mosaico de gelatina foi um clássico ali nos anos 80-90! Com muitas variações nas combinações de sabores e no jeito de servir, essa era uma receita que batia cartão nos caderninhos de receita. Mas que não aparece tanto assim nas trends das redes sociais. Ou será que eu que ando por fora?

Será também que os xóvens vão saber o que bater cartão significa??

De qualquer forma, essa versão de hoje é a versão da minha mãe. Aquela anotada no caderninho e feita da mesma forma desde sempre. Nela, a gelatina branca que envolve os pedaços de gelatina colorida é feita com creme de leite, açúcar e água. E as gelatinas coloridas são sempre de morango, uva e limão. Eu acho que já comi com gelatina de abacaxi também. Mas as memórias de infância, e o caderno de receitas, falam apenas do trio.

Isso não quer dizer que você não possa fazer seu mosaico de outra forma. Eu tenho curiosidade de tentar com leite condensado em vez do açúcar, a água apenas para hidratar a gelatina sem sabor. Mas ainda preciso ver se a textura não ficaria estranha. Talvez uma versão só com leite condensado como a que eu usei na gelatina bicolor. Outro teste que quero fazer é com leite de coco em vez da água. Ou junto do leite condensado. Penso nisso porque lembro de uma gelatina arco íris que comi e que levava leite de coco. E lembro que achei uma delícia!

gelatina colorida

Enfim, muitas variações né? E olha que eu foquei só na parte branca do mosaico! Dá pra brincar com os sabores e as cores dos cubos de gelatina, escolhendo os que você preferir. E claro, dá pra brincar com o jeito de servir. A forma mais prática é fazer e servir em um pirex. Mas por algum motivo a gente sempre fez na forma de bolo, desenformando como um pudim. Então foi assim que fiz aqui também. Acho que já deu pra reparar que eu quis fazer uma homenagem ao prato da minha infância mais que tudo né?

Se você for fazer pra desenformar também, tem todas as dicas na receita abaixo. E se você não gostou dessa camada branca que fica no topo tem um passo que eu não faço mas você pode: reserve alguns cubos de gelatina sem misturar com todo mundo. Antes de colocar a receita na forma, cubra o fundo dela com esses pedaços. E então coloque a mistura delicadamente sobre eles. Não é super garantido, mas costuma deixar a mistura toda mais homogênea.

Uma última dica: se a sua forma tiver um degrau, fica mais fácil soltar essa parte de cima com uma faca sem serra e só então soltar a gelatina com as pontas dos dedos. Eu gosto de usar os dedos porque não fica aquela marca de faca na lateral do mosaico de gelatina. Esse é um truque que aprendi com a Sandra do Receitas do Caldeirão. 💜

Mosaico de Gelatina

Mosaico de Gelatina

Ingredientes
  

  • 3 pacotes gelatina de sabores variados veja texto acima
  • água para as gelatinas
  • 1 lata creme de leite (395g)
  • 3/4 xícara açúcar
  • 12 g gelatina em pó sem sabor
  • 1 xícara água

Instruções
 

  • Prepare as 3 gelatinas coloridas conforme as instruções da embalagem. Coloque cada uma em uma vasilha quadrada e leve para geladeira até firmar.
    Depois que elas estiverem firmes corte as gelatinas em cubinhos de cerca de 1-2cm e transfira para uma vasilha.
  • Aqueça a xícara de água com o açúcar até começar a ferver. Desligue o fogo e misture até dissolver o açúcar.
    Então junte a gelatina sem sabor e espere 5min para hidratar.
  • Misture o creme de leite, com soro e tudo, com a mistura de gelatina. Se a mistura ainda estiver quente espere esfriar.
    Depois de fria, misture com os pedaços de gelatina colorida.
  • Transfira tudo para uma forma de bolo já untada e leve para a geladeira por 12h para firmar bem.
  • Antes de desenformar aqueça o fundo da forma na chama do fogão, bem baixinha e só por alguns segundos. A ideia é que a forma não fique gelada mas permaneça fria, pra não derreter a gelatina.
    Desenforme puxando o mosaico de gelatina com as pontas dos dedos úmidos e então vire em um prato antes de servir.

—————————————-
Em 2018: Sorvete de Limão