Bolo Gelado de Abacaxi, e mais um monte de coisa

Bolo gelado de abacaxi com coco, creme de chocolate branco, suspiro de limão e flores de abacaxi bem azedinhas!

bolo gelado de abacaxi com suspiro e flores de abacaxi

É, é muita coisa… Mas tudo pensado pra se complementar e funcionar junto. E também pensado pra poder ser feito em várias etapas diferentes. Olha só: eu fiz esse bolo gelado de abacaxi em 4 dias diferentes, e entre duas semanas diferentes! Mas calma que eu gosto de começar do começo…

E o começo foi a Torta Bontemps Paris con Fiori D’Ananas, nome longo pra uma sobremesa muito da bonita. A Bontemps é uma confeitaria em Paris, e foram os doces dela que foram a inspiração pra essa sobremesa feita pela Lucia, do blog L’ultima Fetta. E foi a sobremesa dela que virou a inspiração do meu bolo gelado de abacaxi. Da França pra Itália, e de lá aqui pra Minas Gerais.

Mas é claro que essa viagem acabou pedindo muitas mudanças, tanto pela disponibilidade dos ingredientes quanto pelo meu gosto mesmo. Pra isso eu me inspirei no meu bolo de limão com coco e abacaxi, porque adoro essa combinação de sabores. A base da receita original era uma massa de torta recheada com frangipane, mas aqui virou um bolo de coco encharcado de calda de abacaxi. Como o sabor do coco é bem suave, ele acaba virando um bolo de abacaxi mesmo.

Já o creme diplomata teve que virar um creme confeiteiro com chocolate branco, porque é bem difícil encontrar creme fresco por aqui. Teve outras mudanças menores, pra equilibrar tudo. E no fim o que era uma torta acabou virando esse bolo gelado de abacaxi, com creme de chocolate branco, suspiro de limão e flores de abacaxi. Ufa, que nome longo…

Então tá, essa receita ficou enorme, e todas as partes são gostosas por si só e podem fazer parte de outras receitas. Então eu fiz receitas individuais pra tudo, e uma final com a montagem. Espero que não tenha ficado confuso! Mas antes, o cronograma:

Em um dia eu fiz as flores e o disco de suspiro porque ambos cabiam juntos no meu forno e são assados na mesma temperatura. Nesse dia também fiz a calda, que pode morar dias na geladeira. Em outro dia fiz o creme de chocolate branco porque ele precisa gelar bem pra firmar. E no dia da montagem fiz o bolo. Você pode fazer em um dia e montar no dia seguinte sem problema. Lembra que tem que montar pouco antes de servir, tá?

Flores de Abacaxi

Essas flores são apenas fatias de abacaxi desidratadas. E sim, isso quer dizer uma eternidade no forno baixinho e com a porta entreaberta. É tipo suspiro, mas pior. Aqui em casa foi pouco mais de 3h. Se você tiver um desidratador sua experiência com essa receita vai ser muito melhor. O meu pote hermético não tava bento, então envolvi o coitado com plástico e fechei bem.

Eu deixei minhas flores na geladeira porque senti que o miolo não tava completamente seco, e fiquei com medo de mofar. É que eu fiz na sexta e montei o bolo só na quarta da semana seguinte. Como o pacote tava bem fechadinho a geladeira não foi um problema. Se as suas flores murcharem você pode voltar pro forno, bem baixinho e deixar secar de novo por menos tempo, depois e só esfriar na posição de novo e pronto. Tô falando isso porque elas são a parte mais frágil do bolo, aqui em casa em 3h depois de servido, fora da geladeira, as flores já tinham murchado totalmente e ficado meio borrachudas.

Pra fechar: lembra que ao secar as fatias diminuem de tamanho e ficam muito ácidas! Eu adorei…rs

Flores de Abacaxi

Ingredientes
  

  • 1/2 abacaxi

Instruções
 

  • Descasque o abacaxi tomando o cuidado de retirar todos os "olhos" da fruta.
  • Fatie em rodelas bem fininhas. Eu gosto de usar uma faca de serra fina e ir rodando o abacaxi pra garantir que as fatias não fiquem mais grossas de um lado que de outro.
  • Espalhe as fatias em uma assadeira (ou duas) forrada com um tapete de silicone ou papel manteiga. Com um palito de dentes fure várias vezes todos os miolos.
  • Leve ao forno a 190C com a porta entreaberta, ou a 160C. A cada 30min vire as fatias para que sequem dos dois lados. E deixe no forno até que elas sequem totalmente. Demora mesmo.
  • Assim que retirar as fatias do forno coloque em uma forma de cupcake, ou um pote de um tamanho parecido, ajeitando para que a fatia fique no formato da flor. Assim que esfriar ela vai endurecer.
  • Guarde em um pote hermético por até 1 semana.

Disco de Suspiro

A receita original levava amido de milho e vinagre. Pra esse bolo gelado de abacaxi eu segui a receita de suspiro que eu tenho feito e que tem resistido até as chuvas do nosso verão. Como também fiz na sexta, pra montar só na quarta, e não tinha nenhuma vasilha hermética pra guardar, eu congelei o suspiro. Pra manter o disco seguro eu congelei junto do fundo de forma que usei pra assar, e do papel manteiga onde ele tava.

Pra congelar suspiros eu uso uma sacola muito bem fechada. E pra descongelar eu deixo a sacola, ainda muito bem fechada, fora do congelador algumas horas. Só depois de descongelar que eu abro a sacola. Na quarta feira eu tirei do congelador cedinho e usei na montagem umas 4h depois, sem problemas.

Uma dica: eu fiz o disco do tamanho da forma do bolo, e acho que ele ficou muito grande, meio que sobrevoando o bolo. Por isso na receita abaixo eu indico fazer um pouco menor. Outra dica: o limão é opcional, mas eu acho que deixa o suspiro muito mais interessante.

Disco de Suspiro

Ingredientes
  

  • 75 g claras cerca de 2,5 unidades
  • 145 g açúcar refinado cerca de 3/4 x
  • suco 1/2 limão
  • 52 g açúcar confeiteiro cerca de 6 1/2 colheres de sopa
  • raspas 1 limão

Instruções
 

  • Desenhe um disco com 18cm de diâmetro num pedaço de papel manteiga e forre uma assadeira, ou um fundo de assadeira redonda, com ele. Lembre de deixar o lado riscado pra baixo para o grafite não transferir para o suspiro.
    Ligue o forno a 180C, ou a 160C se o seu tiver essa opção.
  • Em uma vasilha grande misture as claras, o suco de limão e o açúcar de confeiteiro.
    Leve ao banho-maria, mexendo sempre, até atingir 62C.
    (se não tiver um termômetro, deixe até o açúcar dissolver)
  • Retire do banho-maria e bata essa mistura até ela esfriar.
    Então acrescente o açúcar confeiteiro e bata novamente por uns 3min.
    Por fim acrescente as raspas de limão e misture.
  • Com uma colher transfira esse merengue para o papel manteiga e espalhe formando um disco, respeitando o desenho no papel.
    Leve para o forno, e se o seu estiver a 180C deixe a porta entreaberta. Confira a cada 30-40min, até ver que ele está seco e firme. Espere esfriar antes de usar ou guardar.
  • Mais informações sobre com guardar estão no texto acima.

Creme de Chocolate Branco

Aqui é fácil: eu precisava de um creme que ficasse firme o bastante pra segurar o suspiro, o próprio creme e as flores de abacaxi… mas que fosse leve o bastante pra não quebrar o suspiro na hora que eu montasse a parte de cima. E que fosse docinho. Por isso o creme confeiteiro com bastante amido e com chocolate branco.

Poderia ter usado baunilha? Poderia. Se você quiser pode. Mas eu já tava com vários sabores na minha mente e eu acho que baunilha meio que toma conta de tudo. Dito isso, o sabor do chocolate branco ficou muuuito suave. Se você não gosta dele, não precisa preocupar. Se você gosta, talvez queira aumentar a quantidade pra uns 200g, só pra ter mais sabor.

Creme de Chocolate Branco

Ingredientes
  

  • 4 gemas
  • 1/4 xícara açúcar refinado
  • 1/4 xícara amido de milho
  • 500 ml leite
  • 175 g chocolate branco

Instruções
 

  • Em uma panela bata as gemas com o açúcar apenas até ficar homogêneo. Junte o amido de milho e misture novamente pra dissolver.
  • Acrescente o leite aos poucos, misturando bem. Quando tudo estiver misturado leve a panela ao fogo médio.
    Mexa constantemente até a mistura cozinhar e formar um creme.
  • Desligue o fogo e acrescente o chocolate. Misture até ele derreter e ser totalmente incorporado no creme.
  • Transfira para uma vasilha e cubra com plástico encostando na superfície do creme. Leve para a geladeira por pelo menos 8h.

 

Bolo de Coco

É a mesma receita do nosso Bolo de Coco com Merengue. Achei que as duas receitas conversavam bastante entre si então me pareceu uma boa ideia usar essa. Mas qualquer bolo pode funcionar aqui. Eu prefiro massas amanteigadas pra encharcar assim porque elas tem mais estrutura, então é mais difícil de o bolo colapsar.

Duas coisas pra fechar. Primeira: no vídeo é possível ver a gambiarra na forma, com papel alumínio em volta, outra forma embaixo e tudo. Eu faço aquilo porque minha única forma de 20cm vaza. Não precisa preocupar com isso se sua forma for confiável. Segunda: eu assei meu bolo de menos. Ele não tá cru, mas dá pra perceber que o topo soltou da forma e encolheu. Uns 5min a mais de forno evitavam isso…

Bolo de Coco

Ingredientes
  

  • 1 xícara açúcar refinado
  • 120 g manteiga
  • 1 pitada sal
  • 2 ovos
  • 1 xícara farinha de trigo
  • 3/4 xícara coco ralado
  • 2 1/4 colher chá fermento em pó
  • 250 ml leite de coco

Instruções
 

  • Ligue o forno a 200C.
    Unte uma forma redonda de 20cm de diâmetro, forre o fundo e a lateral com papel manteiga, e unte o papel manteiga.
  • Em uma vasilha bata a manteiga com o açúcar e o sal, até conseguir um creme claro.
    Adicione os ovos, um de cada vez e batendo a cada adição.
  • Junte o coco ralado no creme e continue batendo. Então acrescente cerca de 1/3 do leite de coco, ainda batendo.
  • Adicione a farinha, e em vez de bater misture mais delicadamente. Junte mais 1/3 do leite, misture. Então o fermento, misture. E finalmente o restante do leite, misturando até incorporar.
  • Transfira o bolo para a forma preparada e leve ao forno até assar completamente. Deixar o bolo dourar ou não, é opcional.
    Espere o bolo apenas amornar antes de desenformar e seguir para a montagem.

bolo de coco, disco de suspiro, saco de confeitar, flores de abacaxi, creme branco e açúcar de confeiteiro

 

Montagem do Bolo Gelado de Abacaxi

A montagem é até bem simples: só empilhar tudo na ordem. Deixe o bolo gelar bem antes de começar a empilhar. Cuide pra que o creme por cima do bolo cubra todo o topo mesmo. Mantenha a mão leve na hora de colocar o suspiro. E divirta-se com as flores. O açúcar de confeiteiro é totalmente opcional, e com as fotos prontas eu descobri que gosto mais sem ele…

PS: O chá de abacaxi é aquele feito com a casca da fruta. Fiz no mesmo dia que fiz as flores e de imediato já fiz a calda. Mas você pode trocar o chá por suco ou por água mesmo.

Montagem

Ingredientes
  

Calda

  • 1/4 xícara açúcar
  • 1/4 xícara chá de abacaxi veja texto acima

Montagem

  • açúcar de confeiteiro opcional

Instruções
 

Calda

  • Junte o chá e o açúcar e leve ao fogo até ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar antes de guardar em um vidro, bem tampado, na geladeira. Use gelada.

Montagem

  • Transfira o bolo para o prato em que for servir.
    Regue o bolo ainda morno com a calda gelada. Use toda a calda. Leve para a geladeira por 1h, ou até o bolo gelar.
  • Enquanto isso transfira cerca de 2/3 do creme branco para um saco de confeitar, sem ficar amassando muito o creme. Corte a ponta do saco deixando uma abertura de cerca de 2cm.
  • Com o bolo gelado faça bolotas de creme no topo de todo o bolo. É isso que vai segurar o suspiro, então cubra o bolo até a borda com o creme. Use todo o creme do saco de confeitar pra isso.
  • Por cima do creme coloque o disco de suspiro. E por cima do suspiro, bem no centro dele, faça um montinho com o restante do creme.
    Cubra esse montinho com as flores de abacaxi, ajeite como achar melhor. E use mais flores para enfeitar o prato ou a lateral do bolo, se quiser.
    Com uma peneira polvilhe açúcar de confeiteiro sobre tudo.
  • Sirva logo em seguida. Esse bolo deve ficar na geladeira, mas depois de pouco tempo nela o suspiro começa a melar e as flores ficam molengas.

 

—————————————–
Em 2018: Sorbet de Chocolate