Sorvete de limão – #cozinhadeverao

Sorvete de limão que é doce e ácido na medida, e ainda fica super perfumado! E sim, dá pra fazer até sem sorveteira!!

sorvete de limão

Essa receita me chamou a atenção por ser feita, realmente, com o nosso limão verdinho. São raras as receitas estrangeiras que falam nele, e não no limão siciliano. E sempre rola uma preocupação em saber se a quantidade de limões diferentes vai poder ser a mesma ou não…

Mal sabia eu que a minha maior preocupação ia vir muito mais adiante: o creme talhou!! Tô eu lá, toda lindona gravando a receita, mexendo o leite e esperando dar o ponto da base pro meu sorvete de limão… Quando, em vez de encorpar e formar um creme sedoso, começam a aparecer grumos. Muitos grumos! O leite tinha talhado! Tudo bem que misturar leite, ovos e limão sempre tem esse risco, mas eu nem tinha colocado o suco de limão ainda!

sorvete de limao

Resolvi continuar a receita mesmo assim, afinal ainda faltavam alguns passos. Vai que isso se resolvia né? E resolveu mesmo. Depois de algumas horas na geladeira, aquela bagunça talhada foi pra sorveteira e pronto: sorvete cremoso, sem nenhum grumo! Eu não sei explicar fisicamente (ou quimicamente) o que aconteceu, mas posso garantir: mesmo que seu sorvete talhe pode continuar que vai dar certo!

E pra quem não tem sorveteira, não tem problema. Na receita abaixo tem passo a passo com alternativa, e funciona com cremes talhados também! É a mesma técnica que já usei pra outros sorvetes.

Agora depois que você se fartar de sorvete de limão, experimente de baunilha: é só retirar as raspas e o suco da fruta e substituir por um pouco de essência de baunilha. Ou talvez você prefira chocolate, e acrescente algumas colheres de cacau na mistura antes de levar ao fogo… A base de leite, creme, açúcar e ovos aceita vários sabores. É só usar sua imaginação pra conseguir seu sorvete favorito!

sorvete de limão

Sorvete de Limão – original aqui

1 3/4 xícara de leite
1 1/2 xícara de creme de leite sem soro
1 xícara de açúcar
2 colheres sopa de raspas de limão
1 pitada de sal
6 gemas
4 colheres sopa de suco de limão

Em uma panela grande junte o leite, o creme, o açúcar o sal e as raspas e leve ao fogo médio até começar a ferver. Enquanto isso bata as gemas até que fiquem homogêneas. Tempere as gemas adicionando pequenas quantidades (usei uma concha pequena) da mistura de leite quente, enquanto continua batendo as gemas. Faça isso até conseguir dissolver as gemas no leite quente sem que elas cozinhem. Então baixe o fogo e volte essa mistura de gemas e leite para a panela, junto do restante do leite. Cozinhe em fogo médio, misturando de vez em quando, até que forme um creme em ponto pétala. Esse ponto é quando você passa a colher pela mistura e fica uma camada de creme nas costas dela.

Ou pode ser que seu creme talhe. Foi o que aconteceu comigo, mas não tem problema. Na hora que ele talhar é porque já cozinhou também.

Com o creme em ponto pétala, ou talhado, desligue o fogo, junte o limão e misture bem. Leve para a geladeira por cerca de 3h, ou até que gele. Transfira o creme para uma sorveteira (que ficou gelando desde o dia anterior) e deixe rodar por cerca de 30-40min. O sorvete vai ficar homogêneo e mais claro. Transfira para uma vasilha com tampa e volte ao congelador por pelo menos mais 2h antes de servir.

** Pra quem não tem sorveteira: dá pra substituir por batedeira + banho maria invertido. Prepare uma vasilha grande com água fria e gelo e outra vasilha menor, limpa e seca, que caiba dentro da primeira. Transfira o creme gelado para a vasilha seca e bata com uma batedeira até tomar a consistência de sorvete. Se preciso, vá acrescentando cubos de gelo na vasilha maior até conseguir a consistência certa. Tome cuidado pra não deixar cair água no seu sorvete, então não encha demais a vasilha da água.