Lemon Curd, misto ou simples

Lemon curd é um creme com base de limão, manteiga e ovos, e além de um ótimo ingrediente um prato muito gostoso por si mesmo.

curd de limão

Tá, eu menti. Dá pra fazer curd com várias frutas. Mas o mais comum é usar cítricos, e a fruta cítrica mais comumente usada é o limão siciliano. Daí o nome, em inglês, de lemon curd. Então pra ser totalmente sincera, o que tá nas fotos seria um lime curd, ou um curd de limão tahiti. Mas sim, dá pra fazer com mexerica, laranja, maracujá (delícia!), morango, amora…

E eu tô chamando de creme mas eu ainda não se se essa é a melhor definição pra textura do curd. Quando a gente fala em creme imagina algo parecido com o creme confeiteiro né? E a textura do curd é mais leve que isso. De qualquer forma, ele é muito usado como recheio de bolos e tortas, mas eu também adoro comer com torradas, como se fosse uma geleia.

Agora esse lemon curd específico desse post tem um passo meio estranho pra esse tipo de receita. O mais comum, e o que acontece com a versão original desse curd, é temperar os ovos. Pra isso você precisa bater os ovos, levar os outros ingredientes ao fogo até ferverem e então, ainda batendo os ovos, ir adicionando pequenas quantidades do líquido quente até tudo estar homogêneo, e aí voltar tudo pra panela e cozinhar.

curd

Eu acho que é muito trabalho e muita confusão pra uma pessoa desastrada como eu. Confesso: odeio esse tipo de preparo. Então o que eu faço é misturar os ingredientes muito bem antes de ir pro fogo, batendo os ovos com o açúcar. Uso sempre fogo médio e nunca alto. E no final passo o curd por uma peneira pra pegar qualquer pedacinho de ovo que tenha sido cozido sozinho. Nunca fica muita coisa na peneira.

Tem funcionado muito bem pra mim e é algo que eu faço também pra fazer cremes tipo confeiteiro. Mas nessa receita tem um lado negativo: as raspas ficam todas na peneira. E eu já tentei adicionar todas as raspas só no final, mas acho que o sabor não fica a mesma coisa. Tentando chegar numa versão melhor, acabei gostando dessa: parte das raspas cozidas e retiradas na peneira, e parte adicionada depois pra dar um frescor pro curd.

É claro que se você não gosta da textura das raspas cruas é só tirar tudo na peneira e ficar com um curd mais lisinho.

Já que estamos falando de possibilidades: o nome original desse post era lemon curd misto. Isso porque a primeira versão dessa receita foi feita com metade limão tahiti e metade capeta*. A versão das fotos (atualizada em 2023) foi feita apenas com limão tahiti, mas você pode fazer com a variedade que preferir! E pra fechar, a receita original! A que usei como base pra minha foi uma do A Cozinha Coletiva. O link pra receita original não existe mais. Mas pra quem tiver curiosidade a receita mais antiga do Cozinha Coletiva para curd é desse link.

lemon curd

lemon curd

Curd de Limão

Ingredientes
  

  • 100 ml suco de limão
  • raspas 3 limões
  • 1 1/4 xícara açúcar refinado
  • 100 g manteiga
  • 3 ovos

Instruções
 

  • Bata os ovos com o açúcar, junte com os demais ingredientes, exceto as raspas de 1 limão, em uma panela.
  • Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até que a mistura engrosse e cubra a colher sem escorrer totalmente dela.
  • Passe a mistura por uma peneira e então misture as raspas do terceiro limão. Depois de frio guarde em um pote tampado na geladeira.

Notas

M

*Também conhecido como galego ou cravo ou mais um monte de nomes. É aquele que quando maduro fica com a casca bem laranja e meio caroquenta.

Salvar