Tortinhas de limão com suspiro de cobertura

Tortinhas de limão, azedas na medida, com cobertura bem fofa e leve de suspiro! O maçarico dá o toque final, e dourado, nessa sobremesa fácil de fazer!

tortinhas de limão e suspiro

Essa é uma receita que tem muito tempo que eu quero fazer. Mas muito tempo mesmo, tipo no início do Cozinha eu já pensava nela. E, não sei porque, nunca tinha tentado… O que é uma pena, porque elas são ótimas! Ótimas porque são muito gostosas, com o limão e o suspiro se equilibrando direitinho e a massa crocante adicionando textura. E ótimas porque essa é uma receita que dá pra fazer em etapas! Explico com calma.

A massa é a base da mesma que já usei na Torta de mexerica, e é do tipo que tem que ir pro congelador antes de assar. Ou seja, ela também pode morar uns dias no congelador caso você queira fazer antes pra poupar tempo. A massa já assada, e ainda sem recheio, também pode ser guardada de um dia pro outro em uma lata, igual biscoito. Mais um facilitador pro dia de servir as tortinhas de limão.

tortinhas de limão e suspiro

Falando em limão, o recheio é um curd. Ou seja, dá pra fazer uns dias antes, guardar em um pote de vidro na geladeira e pronto. No dia de servir é só dividir entre as bases das tortinhas. Com tudo isso já feito de antemão, é só cuidar do suspiro. Nesse caso eu fiz o basicão, com claras cruas mesmo. Por aqui não temos problemas com elas, mas pra quem prefere evitar existem duas opções: você pode fazer o merengue suíço ou o italiano no lugar, ou pode usar claras pasteurizadas.

Eu só não aconselho assar as tortinhas já montadas pra ficar com o suspiro assado. Primeiro porque nunca testei assar essa receita de curd, então não posso garantir como o recheio da torta vai se comportar no forno. Segundo porque isso mudaria completamente a textura da cobertura, que ficaria sequinha e crocante.

tortinhas de limão e suspiro

Se bem que, pensando enquanto escrevo, a cobertura sequinha e crocante pode sim ser uma boa ideia. Nesse caso eu assaria os suspiros sozinhos, do tamanho certo do topo da forminha, e montaria a tortinha com ele já assado.

Por último, o maçarico. É uma ferramenta que não é comum em muitas casas, e não sou eu que vou falar que você precisa ter um maçarico na sua vida. Tá afim de comprar um? Minha dica é escolher comprar só a cabeça, que você acopla em um cilindro de gás. Eu uso os mesmos cilindros que uso no fogareiro que uso pra gravar. Comprei o meu em uma loja de confeitaria, e o cilindro de gás em uma loja de acessórios para acampamento. Não planeja comprar um maçarico? Sem problema! Você pode usar o grill do forno para fazer o efeito dourado na cobertura das suas tortinhas de limão. Ou pode pular essa parte e servir as tortinhas bem branquinhas. Ficam uma delícia assim também!

Tortinhas de limão com suspiro

Massa:
50g de manteiga gelada
1/4 xícara de açúcar refinado
3/4 xícara de farinha de trigo
1 gema

Misture a farinha com o açúcar. Corte a manteiga em cubinhos e misture com os ingredientes secos, formando uma farofa. Acrescente a gema e amasse tudo até conseguir uma massa lisa e coesa. Divida a massa em cerca de 12 forminhas de empada, forrando bem o fundo e as laterais. Leve as forminhas para o congelador por cerca de 10min. Depois de geladas, fure a massa com um garfo e leve ao forno, 180C, até que dourem.

Recheio (curd de limão):
50ml de limão – usei capeta
1 colher chá de raspas de limão
3/4 xícara de açúcar
50 de manteiga
1 ovo
1 gema

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo bem e constantemente até atingir o ponto napê. Não deixe a mistura ferver para não correr o risco de cozinhar os ovos.

*Ponto napê: passe as costas de uma colher no creme, ela deve ficar coberta com o creme, então passe o dedo no meio formando um caminho. O creme não deve escorrer de volta pra esse “caminho”.

Cobertura:
1 clara
1/4 xícara de açúcar refinado

Bata a clara em neve, acrescentando o açúcar aos poucos, até formar um suspiro firme.

Montagem:
Desenforme a massa, recheie com o curd de limão, e cubra com o suspiro. Você pode usar uma colher para formar a cobertura, ou um saco de confeiteiro. Eu usei um bico pitanga grande e fiz rosas em metade das tortinhas, e uma espiral mais tradicional na outra metade. Para o dourado do suspiro eu usei um maçarico em potência baixa. Também dá pra usar o grill do forno. Para isso ligue o grill e tenha certeza de que ele já está no máximo de sua potência antes de colocar as tortinhas no forno. Fique de olho para não correr o risco de queimar.

—————————-
Em 2016: Torta de Pêssegos (e nectarinas)