Palitos de cebola

Sexta é dia de pensar em petiscos… E esse biscoito pode virar um lanche ou um petisco dependendo da forma como você cortar.

palitos de cebola

A receita original veio de um curso que fiz na Eduk, que não tá patrocinando (se quiser eu aceito!!) mas que eu acho uma boa pra quem quer aprender mais, de graça na versão simples, ou pagando na versão completa. Adaptei ligeiramente a receita, primeiro porque tinha menos parmesão na geladeira do que eu pensei (vergonhaaaa), e depois porque a original é medida pelo peso. A receita em peso é bem melhor pra quem faz pra vender e, principalmente, pra quem faz em larga escala. Mas como no meu caso os palitos serão só o petisco do fim de semana, adapto as medidas para volume, menos a manteiga que já vem o peso marcando na embalagem e fica super simples de medir…rs

Atualização: em 2018 refiz essa receita pra gravar um vídeo com passo a passo. Dessa vez tinha parmesão suficiente em casa!! Mas continuar a dica: misturar metade parmesão, metade provolone fica gostoso sim!

palitos de cebola

Palitos de cebola
xícaras de 240ml

100ml leite
1 cebola bem grande
1 colher chá de sal
4 xícaras de farinha de trigo
4 colheres sopa de amido de milho
1/2 colher chá de fermento em pó
50g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
50g de parmesão – ou outro queijo como provolone

No liquidificador bata o leite, a cebola e o sal até ficar homogêneo e reserve.
Em uma vasilha grande misture a farinha, o amido de milho e o fermento. Junte os demais ingredientes e amasse apenas o suficiente para ficar homogêneo. Não sove a massa demais para não ficar elástica.
Abra a massa até ficar com cerca de 0,5 centímetro de altura e corte tirinhas, eu cortei tiras curtas de 3cm. Se quiser corte de outra forma.
Leve ao forno a 180° até começar a dourar. Não deixe dourar demais para não começar a amargar.

Você pode servir esses biscoitos com basicamente qualquer tipo de molho; o da foto é apenas uma maionese com cebolinha. Se quiser fazer sua própria maionese temperada, tem essa receita aqui. E ainda tem essas ideias de molho, tudo sem medida exata, de acordo com o seu gosto:
mostarda, mel e sal
maionese com salsinha, cebolinha e sal
maionese, ketchup e shoyo

Salvar