Cupcakes de limão com cobertura trufada

Cupcakes de limão, super perfumados, recheados com um curd bem azedinho e confeitados com ganache de chocolate branco pra equilibrar tudo!

cupcakes de limão

E isso tudo foi inspirado num bolo margarita… Pois é, depois do bolo caipiroska apareceu pra mim um tal margarita cake. E eu até que gostei da ideia, mas me faltava a boa vontade de comprar uma garrafa de tequila só pra fazer um bolo. Então fui adaptando, adaptando e acabei com esses cupcakes de limão.

Sim, eles podem facilmente se tornar cupcakes de margarita. Pra isso você só precisa trocar a água da calda por tequila e pronto. Mas sei lá, eu gostei deles assim mais sóbrios, e dessa forma todo mundo pode aproveitar.

Agora, além de transformar um bolo grande em cupcakes, retirar o álcool da receita e usar limão capeta no lugar do siciliano… Eu ainda troquei a cobertura. Como acontece com a maior parte dos bolos gringos que encontro, esse era coberto com creme de manteiga. E normalmente eu dou preferência para outras coberturas. Então achei que a uma cobertura trufada de chocolate branco combinaria bem com o azedinho do recheio.

Pra quem ficou na dúvida, trufado é um termo pra quando tem no meio da coisa a mistura de chocolate com creme de leite, ou seja uma ganache.

Agora, não animou a fazer recheio, cobertura, cortar, montar? Faça só o bolo de limão, numa forma grande mesmo. Ele fica com uma casquinha crocante (do açúcar em grande quantidade) e bem perfumado. Uma delícia como lanche!

cupcakes de limão

Cupcakes de Limão – original aqui

300g de chocolate branco
1/2 xícara de creme de leite sem soro

Para fazer a ganache de cobertura derreta o chocolate e misture o creme de leite. Quando a ganache estiver homogênea leve para a geladeira por cerca de 1h. Misture bem antes de transferir para um saco de confeiteiro na hora de decorar os cupcakes.

1/2 xícara de limão
1/2 xícara de açúcar
3 ovos
80g de manteiga sem sal

Para fazer o curd de recheio misture o açúcar com os ovos e o limão até ficar homogêneo. Acrescente a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo até cozinhar. Quando o creme engrossar retire do fogo e passe por uma peneira para retirar qualquer grumo que tenha ficado. Leve o curd para a geladeira por pelo menos 1h antes de usar

2 xícaras de farinha de trigo
1 3/4 colheres chá de fermento em pó
1 colher chá de sal
1 3/4 xícara de açúcar
2 ovos
3/4 xícara de óleo
1 colher sopa de raspas de limão
1 colher chá de essência de baunilha
1 xícara de leite

Bata o açúcar com os ovos até obter um creme fofo. Adicione o óleo, as raspas, a baunilha e o leite, batendo a cada adição. Por fim misture a farinha, o sal e o fermento até a massa ficar homogênea. Divida a massa entre 16 forminhas de cupcake e leve ao forno, aquecido a 180, até que dourem.

2 colheres sopa de limão
1 colher sopa de açúcar
1/2 xícara de água

Misture a água com o açúcar e o limão até dissolver. Retire o topo de cada cupcake e molhe todos eles com a calda de limão. Recheie cada um com o curd de limão já gelado e tampe cada um novamente. Decore os cupcakes de limão com a ganache de chocolate branco e finalize com o confeito a sua escolha.

Dica extra: um jeito legal de servir seus cupcakes é numa boleira, como fiz nas fotos desse post. E sim, se você resolver comprar uma boleira nesse link você ajuda o Cozinha a comprar mais ingredientes sem pagar nada a mais. 😉

——————————
Em 2014: Sucos Verdes
Em 2016: Bolo de limão e papoula