Brownie com Cardamomo!

Brownie com Cardamomo, com massa super perfumada e que pode ganhar vários acompanhamentos pra ficar com a sua cara!

brownie com cardamomo

Essa receita leva um ingrediente mais difícil de achar mas que faz toda a diferença. Eu experimentei o cardamomo pela primeira vez no café (é só colocar as sementes junto do pó pra coar) e me apaixonei pelo sabor, uma coisa meio doce, meio floral mas ao mesmo tempo refrescante… E que combina muito bem com chocolate! Pra quem não achar o cardamomo, o eHow tem algumas opções de substituição, mas eu nunca tentei nenhuma delas. De qualquer forma, sem nenhuma especiaria, brownie é sempre bom né?

A versão original eu vi no Panelinha e, como é de costume com as receitas de lá, não precisei fazer muitas alterações. O caso é que fiz apenas meia receita então fui adaptando coisas como “meiar” 3 ovos grandes (2 pequenos). Também não sou muito fã de castanha do Pará em bolos, então na minha versão usei um mix de nozes e castanhas de caju picadas grosseiramente. E a última alteração foi a forma: a minha ideia era um brownie bem baixinho pra servir de base pra uma bola de sorvete, então usei uma forma média no lugar da adequada que seria uma pequena. Essa alteração de tamanho de forma influencia no tempo de forno, e como a textura é algo importante no Brownie, aconselho ficar de olho e não confiar exatamente no 20-30min.

brownie com cardamomo

Atualização: Esse brownie com cardamomo é de 2015, e essa atualização é de 2022, quando resolvi fazer fotos novas e atualizar tanto a minha versão da receita quanto desse texto. Na receita foram 3 mudanças, começando pelo próprio cardamomo. Resolvi experimentar o cardamomo em pó nessa receita e fiquei bem feliz com o resultado; deu pra perceber o perfume e o sabor, mas não ficou enjoativo. Como a versão em pó é mais comum de ser encontrada deixei ela na receita, mas se você quiser moer as bagas na hora, essa quantidade de massa pede por 4 bagas.

Outra mudança foi a forma. Com o tempo fui gostando mais de versões mais altas, então resolvi usar uma forma de bolo inglês. O tamanho ideal seria 20x10cm, mas um pouco maior ou um pouco menor vão funcionar também. Isso mexeu no tempo de cozimento, e ele também foi ajustado na receita abaixo.

Por fim, as castanhas! Eu não tenho usado nenhuma. O sabor do cardamomo é tão delicado que eu acho que as castanhas acabam meio que roubando o protagonismo dele nessa receita. Mas é claro que isso é gosto pessoal e você pode sim acrescentar qualquer variedade de castanhas na sua versão. Pra esse tamanho de receita o indicado seria 3/4 xícara de castanhas.

Agora, o que não foi alteração proposital, mas acho bom apontar foi que eu errei o tempo de forno. Deixei 5 minutos a mais e meu brownie virou bolo. A partir dos 15min é bom começar a testar com o palito pra não deixar isso acontecer. A parte boa é que se acontecer contigo você terá um belo bolo de chocolate com cardamomo. Delícia também…

brownie de cardamomo

Brownie de Cardamomo

Ingredientes
  

  • 100 g manteiga
  • 100 g chocolate meio amargo
  • 3/4 colher chá cardamomo em pó
  • 2 ovos
  • 3/4 xícara açúcar mascavo
  • 1 xícara farinha de trigo
  • 1 1/2 colher chá fermento em pó

Instruções
 

  • Prepare uma forma de cerca de 10x20cm: unte a forma e forre com papel manteiga; unte o papel também. Ligue o forno a 200C pra ir aquecendo.
  • Derreta a manteiga junto com o chocolate em banho-maria. Quando eles estiverem derretidos e misturados, retire do calor e reserve.
  • Em uma vasilha bata bem os ovos com o açúcar mascavo, até formar uma mistura leve e mais clara. Adicione a mistura de chocolate, misture ligeiramente. E seguida acrescente o restante dos ingredientes e misture apenas até a massa ficar homogênea.
  • Transfira a massa para a forma e leve para assar por aproximadamente 15min. O ponto é quando ele parece ainda não estar totalmente assado; ao inserir um palito no meio ele deve sair meio sujo. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar e servir.

 

 

Salvar