Pudim de padaria – aquele mesmo

pudim de padaria

Sempre achei que pudim de padaria era aquele pudim de leite, que algumas pessoas fazem com leite condensado. E nunca consegui entender porque o meu pudim não ficava igual o da padaria. Daí descobri a resposta…

(Atenção para obviedade a frente)

A receita é outra!! Pudim de leite é uma coisa, que em algumas casas fica mais “gourmet” sendo feito com leite condensado. Já pudim de padaria é outra coisa! E que coisa deliciosa!! Pudim beeem denso, pesado mesmo. Quase que doce de colher mais firme. Sem nenhum furinho…  Com aquela calda dourada bem tradicional escorrendo por cima… bom demais!

pudim de padaria

A receita veio do mesmo curso, com a Janaína Barzaneli, de doces de padaria de onde vieram as broinhas caxambu. E, como fiz com as broinhas, reduzi  receita pra metade e troquei as medidas de peso pra volume. Por conta dessa troca algumas medidas tiveram que ser arredondadas, portanto se a sua ideia é fazer pra vender vale procurar a receita original e ver os pesos direitinho. Aqui fica uma receita pra fazer em casa mesmo, pra sobremesa do almoço de domingo, sabe?

Atualização: Em 2018 refiz a receita para gravar o vídeo no final do post e fazer as fotos novas. Aproveitei para facilitar o preparo das formas e para passar a receita para as medidas originais. A receita abaixo, portanto, não é meia receita e sim inteira. Rende uma forma média com furo no meio ou 3 forminhas pequenas de cerca de 12cm.

pudim de padaria

Pudim de Padaria
xícara de 240ml

500ml de leite – usei integral
2 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de açúcar cristal
120ml de água quente*
mais água quente pro banho maria

*a água estando quente o caramelo vai espirrar menos na hora de fazer a calda

Comece preparando a calda que cobre as formas: leve o açúcar cristal ao fogo médio até que ele derreta e fique da cor de caramelo. Cuidado pra não deixar ele queimar. Adicione a água quente. O caramelo vai borbulhar, espirrar e endurecer. Daí é só deixar em fogo médio até o caramelo voltar a dissolver e a calda engrossar. Nesse momento desligue o fogo e cubra as formas com esse caramelo.

Bata o açúcar, o leite, a farinha e os ovos no liquidificador e distribua entre as formas, ou a forma maior se for o seu caso.

Cubra as formas com papel alumínio e coloque em um pirex com água até metade. Leve ao forno já aquecido a 180° e deixe lá por pelo menos 1h. Só fique de olho pra que a água do pirex não seque completamente e  ele acabe quebrando… Já aconteceu comigo…

O pudim vai estar pronto na hora que você balançar a forma e ele não estiver mais líquido. Como estava coberto não vai dourar. Deixe dormir uma noite na geladeira na forma e coberto.  Desenforme momentos antes de servir! Se o pudim não quiser soltar da forma é só aquecê-la um pouco com um maçarico ou na boca do fogão mesmo.

Salvar