Calda de chocolate

Calda de Chocolate que nasceu improvisada da falta de creme de leite e que funciona pra um mundo de combinações

calda de chocolate

Foi em 2015, no início do Cozinha, que eu quis fazer uma ganache molinha pra acompanhar um sorvete mas não tinha creme de leite em casa. Acabei improvisando com leite e manteiga e o resultado foi uma calda de chocolate bem gostosa.

É claro que ela fica mais firme depois que esfria, como uma ganache comum, então dá pra usar como cobertura de bolo numa boa! Mas eu gosto mesmo é de aquecer no micro-ondas e usar como calda no sorvete. Assim que a calda de chocolate quente encosta no sorvete gelado ela começa a endurecer. Mas como tem leite na mistura ela não chega a cristalizar, ficando firma mas macia. Acho bem gostoso!

Dito isso, queria pontuar alguns detalhes. Usei chocolate meio amargo porque como a ideia era comer com sorvete que já é doce, não queria uma calda muito doce também. No entanto dá sim pra fazer essa receita com chocolate ao leite e branco. A diferença fica por conta da textura.

calda de chocolate

Esse são chocolates naturalmente mais macios, então mesmo numa ganache tradicional a proporção de creme deveria ser menor do que quando feita com chocolate meio amargo. E claro que essa proporção pode variar conforme o uso e a receita base em questão. Pra essa calda de chocolate abaixo eu gosto de usar 2/3 da mistura de leite e manteiga se for fazer com chocolate ao leite, e 1/3 se for fazer com chocolate branco. Por exemplo, para uma calda feita com 100g de chocolate branco eu usaria 1 colher chá de manteiga e 2 colheres chá de leite.

Mas é sempre importante lembrar: tudo isso depende do seu gosto e do uso que você quer pra essa calda de chocolate. Então é claro que dá pra ir brincando com as proporções até encontrar o resultado ideal pra você

Calda de Chocolate

200g de chocolate meio amargo
2 colheres sopa de manteiga sem sal
4 colheres sopa de leite

Derreta tudo junto no micro-ondas parando a cada 20 segundos para mexer. Quando estiver homogêneo e com brilho é porque está pronto.
Para usar como calda sempre aqueça.
Para usar como recheio/cobertura de bolos espere esfriar, fora da geladeira, para ficar numa consistência mais fácil de trabalhar.

Salvar