Canjica doce com amendoim

Bora aproveitar o restinho do mês pra brincar de festa junina! Hoje é dia de canjica doce aqui no Cozinha, com direito a amendoim no caldo. E também mais algumas sugestões pra você variar a sua do jeito que preferir!

canjica doce com amendoim

Pra começar, canjica doce é a feita com aquele grão maior que milho, mais gordinho e que pode ser branco ou amarelo. Tem gente que chama de mungunzá, tem gente que chama de canjiquinha. Canjiquinha aqui (MG) é outra coisa, prato salgado que faço em outra ocasião.

Essa receita é a que a gente faz aqui em casa, então provavelmente não vai diferir muito das que rodam internet afora. A ideia aqui é mostrar pra vocês o jeito mais básico de fazer a canjica, com apenas o amendoim de extra. E claro, como todo bom extra ele pode cair fora, mas eu acho que dá um toque bem especial. A canela também pode cair fora se você não gosta. Caso você adore ela pode ser usada, em pó, na hora de servir.

canjica doce com amendoim

Quanto as variações: A maioria das pessoas usa leite condensado mas eu não sinto diferença no gosto final. Com o leite condensado vai ficar um pouco menos de tempo no fogo, só isso, então se não tem não é desculpa pra não fazer. Tem muita gente que usa coco ralado, grosso ou fino, no lugar do amendoim. Eu nunca experimentei mas acredito que fique uma textura bem interessante.

Por último, vale aromatizar o leite com raspas de laranja ou colocando uns pedaços de casca de laranja pra ferver junto da canjica. Não sei se combinaria com o amendoim, mas sem ele com certeza fica gostoso.

Canjica doce com amendoim
xícara de 240ml

250g de canjica
1L de leite
2 xícaras de açúcar cristal
2 paus de canela – ou um grandão
1 xícara de amendoim torrado e moído
água pra cozinhar a canjica

Primeiro é preciso cozinhar a canjica e pra isso ela tem que ficar de molho algumas horas antes de ir pra panela. Por aqui a gente deixa os grãos em uma vasilha cheia de água de um dia pro outro, cerca de 8h. No dia seguinte é só escorrer aquela água e transferir a canjica para a panela de pressão. Cubra os grãos com água, a quantidade é o suficiente para a água ficar uns 3 dedos acima da canjica. Tampe e leve ao fogo, quando começar a chiar conte 20min. Desligue o fogo e deixe a pressão sair sem apressar, deixa a panela no tempo dela.

Depois que acabou a pressão da panela, pode ser algumas horas depois também, transfira a canjica e a água do cozimento para outra panela. Dá pra fazer na de pressão também, mas eu me sinto mais a vontade pra mexer em uma panela com boca mais larga.

Junte o leite, o açúcar e a canela na mesma panela da canjica e misture. Deixe cozinhando em fogo médio. É preciso ficar de olho porque é leite e sobe. Também é preciso mexer de vez em quando pra não grudar no fundo da panela. O ponto varia de acordo com o gosto. Quando reduzir 1/4 do volume provavelmente já vai estar num ponto agradável. Isso quer dizer, um caldo doce e encorpado e os grãos de canjica já doces e beem macios. Acrescente o amendoim e mexa até ele misturar totalmente no caldo. Desligue e sirva em seguida.

Vale guardar na geladeira, o caldo vai ficar bem firme, e acrescentar um pouco de leite na hora de aquecer.

Salvar

Salvar