Pudim fake de chocolate

Isso mesmo: pudim fake de chocolate, ou como enganar e conseguir uma sobremesa gostosa sem precisa de forno. Eu digo que é um pudim falso porque, até onde eu sei, pudim leva ovos na composição e é assado em banho-maria. Essa receita não preenche nenhum desses requisitos. Mas ó, é uma coisa com consistência de pudim e sabor de chocolate, então tá valendo né?

pudim fake de chocolate

Pra ser mais purista, eu diria que se trata de um mingau rico de chocolate. Mingau porque leva leite e amido de milho. Rico porque além disso tem chocolate em barra e manteiga que deixam gosto e textura mais atrativos que um mingau comum. Além disso ele fica no fogo até ficar bem mais firme, ganhando a consistência de pudim depois de algumas horas de geladeira.

Eu gosto de usar como sobremesa pro meio da semana, algo mais simples e mais leve. Ou mesmo pra quando bate aquela vontade de comer doce de madrugada (coisa frequente por aqui)…

pudim fake de chocolate

Pudim fake de chocolate

1 litro de leite
2 gemas
6 colheres sopa de amido de milho
8 colheres sopa de açúcar cristal*
150g de chocolate meio amargo**
4 colheres sopa de chocolate em pó
25g de manteiga

*pode ser açúcar refinado também, mas lembre de provar o quão doce ficou quando o creme começar a engrossar.
**o céu é o limite aqui, quanto mais chocolate mais consistente e com mais sabor o resultado final.

Misture o amido com o açúcar e as gemas. Junte os demais ingredientes e leve ao fogo alto. Mexa constantemente enquanto o creme cozinha. Quando começar a engrossar diminua o fogo e prove para ver se está bem adoçado. Continue mexendo até começar a aparecer o fundo da panela, tipo brigadeiro mole. Transfira para uma forma de silicone para pudim ou para tacinhas individuais. Leve à geladeira por pelo menos 3h.

Se for servir em tacinhas individuais cubra com granulado, raspas de chocolate ou sua cobertura favorita!