Bolo de chocolate de batata doce

Batata doce como ingrediente de um bolo de chocolate parece que vai ser aquele bolo fit enganação que não mata a vontade de comer doce né?

bolo de chocolate com batata doce

Calma. Sem preconceito. A batata doce nem aparece. É só um bolo de chocolate comum. Bem escuro, forte e úmido. Um bolo bom! Gostoso mesmo! Era pra ser um brownie saudável, com base de batata doce. Mas daí a receita foi dando errado e eu fui modificando pra forçar a dar certo.E aí o resultado foi esse bolo bem gostoso e úmido.

A ideia aqui não é fazer um bolo menos calórico, com menos glúten, com menos lactose ou seja lá qual for o vilão da vez. A ideia é fazer um bolo mais nutritivo, só isso. A batata doce é velha conhecida do povo da maromba (alô batata doce com peito de frango) como uma boa fonte de carboidratos. E é isso que ela faz nesse bolo, acaba substituindo, em parte, farinha e açúcar que em outro caso seriam usados em maior quantidade.

Creio que a vontade na receita original era não usar lactose já que não tinha nada de leite. Não rolou por aqui já que a textura tava muito estranha, basicamente uma farofa, e quando isso acontece meu instinto é tacar leite na receita. Na receita original também não foi usado chocolate em pó e sim cacau. E uma quantidade pequena de açúcar. Como não encontro cacau por aqui, fiz as contas e troquei pelo chocolate em pó 50% que sempre tem aqui. Esse chocolate é apenas uma mistura de metade cacau metade açúcar e mais nada. Só que o gosto ficou muuito chato, sem nada de doce além do mel. Então taca-lhe açúcar nessa receita, apenas o suficiente pra deixar meu paladar formiga minimamente feliz. E nessas mudanças todas acabou que a textura ficou de um bolo úmido lembrando ligeiramente um brownie, mas bem mais leve.

Em 2020 eu refiz a receita para fazer as novas fotos que ilustram esse post e o vídeo com o passo a passo. Não mudei nada na receita e continuo achando uma boa opção pra quem quer um bolo de chocolate extra úmido e fofinho.

bolo de chocolate com batata doce

Bolo de chocolate de batata doce – original aqui

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó 50%
1 colher chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara de batata doce em cubos
1 ovo
4 colheres sopa de óleo vegetal
2 colheres sopa de mel
6 colheres sopa de açúcar
3/4 xícara de leite

Descasque e corte a batata doce antes de medir na xícara. Cozinhe direto na água ou no vapor, vai da preferência de cada pessoa. E você pode assar as batatas também, se preferir.
Bata no liquidificador a batata já cozida, o ovo, óleo, mel e o leite e o açúcar.
Em uma vasilha misture os demais ingredientes e acrescente a mistura batida aos poucos. Não é preciso bater muito a massa, apenas misturar até ficar homogênea.
Unte uma forma de bolo inglês, com cerca de 10x24cm, com óleo. Se quiser desenformar o bolo, além de untar a forma forre o fundo e as laterais com papel manteiga. Transfira a massa para a forma e leve ao forno já aquecido a 180° até assar completamente.