Biscoito de Polvilho

Eu fiz biscoito de polvilho! E deu certo!! Biscoitos sequinhos e crocantes e muito fáceis de fazer, sem nenhum ingrediente raro/caro ou método difícil.

A receita veio lá do panelinha e adorei porque não precisei alterar nenhum ingrediente. Passei dois pequenos apertos com o modo e preparo mas nada desesperador. E agora conto pra vocês que aí fica fácil pra todo mundo. 😉

O primeiro foi com a batedeira. A minha é das antiguinhas, não tem gancho e nem planetária é, mas mesmo assim deu conta. Só tive que tomar cuidado porque a massa vai ficando mega elástica quando começa a bater, e aí corre o risco de subir pelas pás da batedeira e embolar tudo. Falando assim parece um alien, mas a massa fica linda. É só ter cuidado pra não afundar demais as pás na massa. Claro que se a sua for uma batedeira mais robusta, ou que tenha gancho pra bater esse tipo de massa não precisa preocupar com nada.

O segundo aperto foi o ponto. É que esse biscoito é muito fácil de ficar duro além do desejado. E é exatamente isso que acontece quando ele fica tempo demais no forno. Só que se tirar muito antes da hora, eles ficam meio muchibentos, tipo pão de queijo de padaria no dia seguinte. Eu gosto dessa textura, mas vamos combinar que não é o esperado num biscoito de polvilho né? A gente quer é aquele biscoito crocante que quebra quando a gente morde. Pra resolver isso, só testando. Não caia na tentação de aumentar a temperatura do forno pra ir mais rápido. E com o forno baixinho vá testando cada fornada.

Biscoito de Polvilho – original aqui
rendeu mais de 50 biscoitos

500g de polvilho azedo
250ml de leite integral
250ml de óleo vegetal
250ml de água
1 ovo
1 colher sopa de sal

Misture o polvilho com o sal em uma vasilha e reserve. Leve o leite e o óleo ao fogo até ferver. Cuidado que assim que ferve sobe e é aquela bagunça. Junte essa mistura ao polvilho e misture com uma colher grande. Vai virar uma goma. Acrescente o ovo e misture como der. Não precisa ficar aqueeeela homogeneidade, só precisa o ovo sumir na massa. Junte a água a misture novamente. Vai ficar um meio termo entre massa de bolo e massa de biscoito, e parece que deu mega errado.

Leve essa massa pra batedeira (de preferência que tenha gancho) e bata bastante. A massa vai ficando cada vez mais elástica e lisa. Parece uma massa de pão que ficou mole demais, mas tem que ficar mole mesmo. Enquanto a massa bate ligue o forno a 180° e unte e enfarinhe algumas assadeiras. Quando a massa não tiver mais nenhum grumo de polvilho é hora de modelar os biscoitos. Transfira a massa para um saco de confeitar sem bico* ou mesmo para uma sacola com um dos cantos cortados. Não faça como eu que quis fazer a massa toda com um saco pequeno e cobri minha cozinha com massa de biscoitos. Melhor fazer um pouco de cada vez…rs

Faça palitos ou argolas nas formas. Não precisa preocupar em deixar um espaço grande entre cada biscoito, eles não crescem nem espalham muito. E leve ao forno por tempo indeterminado. Depois de uns 20minutos eles devem estar começando a ficar opacos. Daí tem que ir testando o ponto. Eles tem que quebrar e não rasgar, mas o interior ainda tem que estar um pouquinho úmido. Espere esfriar e guarde em um pote de vidro para que não murchem muito rápido.

*Ou use o bico que quiser já que o biscoito é seu e pode ter o formato que você preferir né….

Salvar