Clericot da casa

Clericot, o primo das sangrias, com nome estranho pra nossa língua e vinho branco e espumante como estrela!

clericot

Assim como a sangria, o Clericot tem várias possíveis origens e vários locais de nascimento. Há quem associe a bebida aos nossos vizinhos Uruguai e Argentina, enquanto outras fontes citam a França. Se qualquer forma todo mundo concorda que parece muito uma sangria feita com vinho branco.

E da mesma forma que as origens são muitas, muitas são as formas de preparo. Começando pelo que é combinado. Tem quem faça apenas com frutas picadas e vinho branco. Tem quem adicione suco de laranja, alguma outra bebida alcoólica, açúcar, licores, tônicas… E claro, mesmo esses ingredientes variam.

Já vi receitas que diziam “laranja, morango e uma fruta da época”, outras feitas apenas com frutas vermelhas típicas da parte norte do mundo. Também é possível escolher as frutas pela cor, fazendo um clericot com kiwi, maçã e uvas verdes por exemplo. Aqui eu escolhi as frutas de acordo com o sabor e a textura delas: melão bem maduro, maçã verde e morangos.

clericot

É claro que meu conselho vai ser usar as frutas que você gostar e tiver acesso. Mas é sim legal pensar em ter pelo menos uma bem doce e outra mais ácida pra equilibrar e deixar a bebida mais interessante. Outra coisa que gosto de fazer, principalmente se for deixar as frutas gelando antes de usar, é regar tudo com limão. Além disso evitar que as frutas oxidem durante esse tempo, ainda traz uma acidez que combina muito com drinks.

Ainda pensando nessas combinações, é legal parear o espumante escolhido com as frutas escolhidas. Aqui eu ia usar um espumante brut, que é mais seco. Então também adocei um pouco as frutas com umas colheradas de açúcar, pra equilibrar. Se você for usar um espumante tipo moscatel, que é mais docinho, é legal usar mais frutas ácidas, ou evitar o açúcar pra não ficar excessivo. Ou usar e fazer um drink bem docinho se for o que você preferir, claro!

Por último, a apresentação. O mais comum é o Clericot ser servido como um ponche, com as frutas imersas na bebida. A primeira vez que fiz essa receita foi assim mesmo que fiz. Mas em 2022, quando refiz essas fotos, todos os drinks foram pensado como um “bar de festa”, onde cada pessoa se serve e monta seu drink como preferir. Então as frutas foram servidas em uma vasilha delas, ao lado de uma garrafa de espumante, que poderiam ser várias garrafinhas também. Um lado bom de servir desse jeito é que dá pra fazer uma versão não alcoólica, com suco de frutas e água com gás pra quem preferir também.

 

Clericot

Clericot

Ingredientes
  

  • Melão
  • Maçã Verde
  • Morango
  • Limão
  • Açúcar
  • Espumante

Instruções
 

  • Pique as frutas em cubinhos, regue com limão e prove. Se achar que precisa, acrescente algumas colheres de açúcar e misture bem.
  • Deixe as frutas na geladeira até a hora de servir. Então coloque duas colheres das frutas em cada taça longa e complete com o espumante

——————————-
Em 2014: Geleia de Pimenta

Salvar