Basler Brunsli, ou biscoitos de amêndoa com chocolate

Basler Brunsli, é biscoito de chocolate com amêndoa, com textura surpreendente e carinha de natal!
Basler Brunsli

Esses biscoitinhos apareceram meio que de propósito pra mim… É que eu tava pesquisando receitas típicas de natal, mas de outros países. A ideia é trazer um pouquinho de outras culturas pro fim de ano do Cozinha! E aí uma das primeiras fotos que surgiram foram essas estrelinhas açucaradas com nome estranho: Basler Brunsli.

Primeiro dei uma olhada na base da receita: amêndoas, chocolate, açúcar, claras e especiarias. Tem que ficar bom né? Estudando mais, fui descobrir que o Basler Brunsli é da região da Basileia, Suíça. E que a estrelinha é só uma opção de formato. É aquela coisa de receita tradicional né: pra cada família uma versão. Mas como a primeira versão que vi foram as estrelas, com elas eu fiquei. E gostei dessa opção mais ainda depois que eles saíram do forno. Como essa massa infla com o calor as estrelas ficaram gordinhas, e ainda mais bonitas!

E não mexi muito na receita. Fiz uma única alteração, e não foi intencional. É que eu jurava que o chocolate no armário era meio amargo… Não era. Eu fiz com o ao leite mesmo, mas não aconselho. É que a gente usa açúcar pra massa não grudar, e depois ainda passa mais açúcar por cima. Acaba ficando doce demais se o chocolate também for doce. Vá de meio amargo e acabe com um biscoito mais equilibrado que o meu.

E outra pequena alteração também foi mais necessária do que planejada. A receita original fala pra abrir a massa do biscoito entre duas folhas de papel manteiga polvilhadas com açúcar. Fui tentar desse jeito e olha….digamos que a bagunça não valeu a pena. Polvilhei a bancada de pedra com o açúcar e foi muito (mas muito mesmo) mais fácil de trabalhar. É uma massa bem grudenta, e o calor do dia não ajuda muito. Então se estiver difícil, trabalhe com pequenas porções e deixe o restante na geladeira enquanto isso. E não tenha medo de tentar outro método até conseguir trabalhar numa boa.

Só não vale colocar farinha na bancada, já que a ideia é justamente um biscoito sem farinha de trigo…
Basler Brunsli

Basler Brunsli – original aqui

225g de amêndoas sem casca
1 1/2 xícara de açúcar refinado
170g de chocolate meio amargo
11/2 colher chá de canela em pó
1/2 colher chá de cravo em pó
2 claras

Para retirar as cascas das amêndoas é só deixa-las de molho em água quente por uns 2 minutos. As cascas vão sair facilmente e então basta secar; com um pano limpo ou deixando em uma peneira por cerca de 30min.

Em um processador bata as amêndoas com o açúcar até conseguir uma farinha grossa. Ainda batendo, junte o chocolate e os temperos. Quando estiver uma mistura homogênea acrescente as claras. Bata até a massa formar uma bola única. Vai ser uma massa bem pegajosa. Se for um dia quente vale deixar a massa descansando por meia hora na geladeira antes de abrir.

Em uma superfície de pedra polvilhada com açúcar abra a massa. Vá polvilhando açúcar  suficiente para o rolo não grudar na massa também. Corte os biscoitos com um cortador ou uma faca. Vá limpando cada vez que grudar massa para não dificultar a vida. E transfira os biscoitos cortados para uma assadeira com papel manteiga, também polvilhado com açúcar. Asse em forno aquecido a 200C por cerca de 20min. Eles estufam no forno e parecem que não estão prontos, mas veja o fundo dos biscoitos porque ele que vai dourar. Depois de frios é só passar no açúcar e pronto!

—————————–

Em 2014: Geleia de Pimentão
Em 2015: Clericot