Empadas, milhões de empadas!!!

Empadas de frango com massa que desmancha! Ou podem ser empadas de palmito, camarão ou o recheio que você quiser, claro.

empadas

Sabe empadinha? Aquela com a massa que esfarela na mão quando a gente come? E claro, com recheio de frango com direito a azeitona! Hoje temos milhões de empadas!! Ou pelo menos foi isso que pareceu na hora de modelar uma a uma (com ajuda, que eu nunca ia dar conta sozinha…rs). Pra quem não tiver paciência pra modelar as cerca de 45 empadinhas que essa receita rende, fica a dica: empadão no pirex da lasanha! Fica uma delícia do mesmo jeito e fica beeem mais fácil de fazer. Na verdade é assim que a gente faz normalmente aqui em casa… 😉

empadas

Atualização: Esse post é de 2015, e eu escrevo esse atualização em 2021, quando resolvi atualizar a receita e aproveitar pra fazer novas fotos e gravar um vídeo mostrando a montagem. A maior mudança é a massa em si. Nós fomos aprimorando a massa ao longo dos últimos anos e a versão abaixo é a que a gente mais gostou depois de todos os testes. Não por acaso é a mesma do empadão da casa… Outra pequena mudança foi no recheio das empadas. Continua sendo de frango, mas o milho entra como creme, o que deixa o recheio mais úmido e cremoso. E claro, a dica de que qualquer recheio funciona aqui continua valendo. Ainda no recheio, eu me esqueci completamente das azeitonas!! Mas se pra você empadas tem que ter azeitonas: essa receita rende mais ou menos 25 unidades, então é só acrescentar as benditas na lista.

PS: eu também diminui a receita pela metade porque nesse tempo percebi que é mais comum as pessoas fazerem receitas menores; mas é claro que dá pra dobrar ou triplicar se for o seu caso.

empadas

Empadinhas de frango

1/2 cebola pequena em cubinhos
1 colher sopa de óleo vegetal
250g de frango desfiado
50g milho em conserva
2 colheres sopa de água
2 colheres sopa de cebolinha picada
1/4 xícara de requeijão cremoso
sal e pimenta a gosto

Em uma panela grande aqueça o óleo e doure a cebola até ela ficar bem dourada. Acrescente o frango e refogue ligeiramente. Enquanto isso bata o milho com a água no liquidificador (ou um mixer) até conseguir um creme homogêneo. Junte esse creme no frango junto com a cebolinha e misture bem. Se tiver formado algum caldo deixe que ele seque antes de continuar. Acrescente o requeijão, misture bem, acerte o sal e a pimenta e desligue o fogo. Deixe amornar antes de usar.

4 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher chá de sal
1-2 xícaras de óleo
100g de manteiga macia
2 gemas + 1 para pincelar

Em uma vasilha misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e as gemas e comece a misturar a massa e acrescentar o óleo, só 1 xícara primeiro. O movimento de mistura da massa é o de “esfarelar” a mistura até ela ficar parecendo areia molhada. E o ponto final é quando você pegar um pouco de massa nas mãos, apertar, e ela manter o formato. Eu gosto de provar a massa, crua mesmo, e ver se ela não parece muito seca na boca também. Se estiver seca, e não mantiver a forma, acrescente mais óleo até você apertar nas mãos e ela ficar no formato.

Depois que a massa estiver no ponto certo pegue um pouco e pressione na forminha de empada para cobrir todo o fundo e as laterais. Com os dedos vá pressionando para não ficar uma massa muito grossa. Depois que todas as forminhas estiverem cobertas, coloque um pouco do recheio em cada.

* Essa receita rende cerca de 25 empadas. Se ficar na dúvida da quantidade vá fazendo, recheando e tampado aos poucos pra que todas tenham tampas.

Para cobrir cada empada pegue um pouco de massa e aperte na bancada até formar um círculo (não precisa ser certinho) de massa fina. Com uma espátula retira essa círculo de massa e coloque sobre uma empada. Aperte as bordas com a ponta do dedo juntando a tampa na lateral da empada.

Outro jeito de fazer é na palma da mão: pegue um pouco de massa e aperte na palma da mão até formar um círculo (não precisa ser certinho) de massa fina. Vire a palma da mão sobre a empada e com os dedos vá apertando as rebarbas contra a beirada da forminha, dessa forma a tampa sela e o recheio não vaza.

Repita até todas as empadas estarem cobertas e pincele todas com a gema. Leve ao forno a 230° até que fiquem bem douradas.

Para congelar: depois de assadas espere que esfriem e cubra a assadeira com filme plástico. Leve ao congelador por algumas horas. Depois de totalmente congeladas guarde-as em um pote ou um saquinho bem fechados. Depois quando quiser é só levar direto do congelador para o forno.

Salvar