Bolo de cenoura com cardamomo

Cenoura com cardamomo pra fugir do tradicional bolo de cenoura com cobertura de chocolate, e também do americano bolo de cenoura com cobertura de queijo.

cenoura com cardamomo

Eu adoro cardamomo, principalmente no café. O sabor dessa especiaria é meio que doce e meio que apimentado, mas muito suave. Não chega a ser picante como a páprica, mas lembra um pouco. Dá pra comprar ele em pó ou no formato de bagas, que é como eu tenho aqui em casa. Pra quem encontrar  as bagas é fácil: abra e retire as sementes marrons lá de dentro, elas que são o tempero. Você pode infusionar um líquido com elas, como eu faço com o café, ou triturar e usar como um tempero em pó.

E é esse tempero que dá o toque especial nesse bolo de cenoura com cardamomo. É o sabor do nosso bolo de cenoura tradicional, mas com essa camada a mais do tempero. E a textura é bem parecida também! Esse bolo ficou super fofinho e leve, e bem úmido também, o que já coloca perto da perfeição pro meu gosto. Isso acontece porque a receita é super parecida com a do nosso bolo de cenoura. Os ingredientes são os mesmos, o que muda são as proporções e o modo de preparo.

cenoura com cardamomo

Aliás, pra quem já tá pensando nisso: dá sim pra fazer no liquidificador! A textura final do bolo pode mudar um pouco mas vai continuar gostoso. Dá pra bater a cenoura no liquidificador ou ralar e misturar na farinha depois. E dá pra assar em um tabuleiro raso também, mas aí o bolo pode ficar um pouco menos úmido do que a versão na forma de bolo inglês.

E falando na forma fica a dica: se o seu forno for temperamental como o meu, pode ser que o bolo doure antes de assar completamente. No passo a passo logo abaixo tem dica pra quando isso acontece; e aparece no vídeo também, pra quem preferir assistir.

Bolo de Cenoura com Cardamomo – original aqui

3 ovos
1 xícara de açúcar
3/4 xícara de óleo
1 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de bicarbonato de sódio
1 colher chá de fermento em pó
Sementes de 7-8 bagas de cardamomo trituradas*
1 xícara de cenoura ralada fina

*ou 1 colher chá de cardamomo em pó

Bata os ovos com o açúcar até obter um creme claro; acrescente o óleo, formando um fio constante, enquanto continua a bater a massa. Peneire a farinha com o bicarbonato e o fermento sobre o creme de ovos e misture bem. Junte a cenoura e o cardamomo e misture delicadamente.

Transfira para uma forma de bolo inglês de 28cm de comprimento, untada e com o fundo forrado com papel manteiga untado também. Leve ao forno a 180C até que o bolo asse completamente. Caso ele doure mas a massa continue crua, você pode cobrir a forma com papel alumínio, deixando bastante espaço entre o papel e o bolo, e continuar assando, conferindo a cada 5min. Deixe esfriar antes de retirar da forma e servir.

——————————-
Em 2015: Empadas de frango
Em 2016: Suco Balsâmico de melancia
Em 2019: Torta de limão