Queijadinha

Queijadinha! Pra quem não tá acostumado com doces típicos daqui: parece um muffin mega úmido de queijo e coco. Mas essa comparação pode ser considerada sacrilégio…

Tirando uma pseudo polêmica de lado logo no começo: tia wiki diz que queijadinha não tem queijo. Nas últimas duas décadas eu só vi queijadinha com queijo, então pra mim tem sim.
E seguindo essa linha eu conheço dois tipos de receita, as que eu chamo básicas e as que eu chamo grandes. As receitas básicas são aquelas com poucos ingredientes e modo de preparo mais fácil. Já as grandes tem uma lista de ingredientes maior e preparo (as vezes) um pouco mais complexo.

Claro, quando se trata de receitas típicas, eu prefiro as mais simples e com menos ingredientes. Acredito que seja bem mais provável serem elas as mais antigas. E a de hoje é assim: 4 ingredientes e modo de preparo do tipo mistura tudo e assa!
No entanto não consegui achar a origem já que a minha (pra variar) tava num papelzinho num caderno velho. A mais próxima que achei foi no Panelaterapia, que não é exatamente igual nas proporções mas é tipo irmã gêmea. Lá também aprendi que pra quem quer uma queijadinha densa pode assar em banho-maria, tentarei da próxima vez…

Queijadinha

50g de coco ralado
50g de queijo parmesão*
1 lata de leite condensado
2 ovos grandes

* eu sempre prefiro o parmesão ralado na hora porque não gosto nem um pouco do de pacotinho. Se você for usar o de pacotinho vá colocando aos poucos e teste o sabor porque ele é beeeem forte.

Misture tudo e transfira para forminhas de papel. Leve ao forno a 200° até que dourem bem.
Dica de forno: eu usei o forno pequeno que só tem a grade mais baixa e elas começaram a queimar embaixo antes de dourarem totalmente por cima, por isso coloque sempre na grade mais alta. 😉

Salvar

Salvar