Bolo napolitano – drops

Bolo napolitano que tem mais relação com um sabor de sorvete do que com uma região da Itália e, claro, algumas opções de substituição.

bolo napolitano

Atenção: esse post foi criado em 2016 mas foi atualizado em 2021; eu aproveitei que estava repondo algumas fotos perdidas e refiz esse texto explicando melhor alguns detalhes e colocando a receita em si já que antes o post apenas linkava para outra receita de um bolo mármore com massa muito parecida.

O nome bolo napolitano é baseado no sorvete napolitano, então a ideia era juntar creme, chocolate e morango num bolo só. E como originalmente esse era um drops a ideia sempre foi ser uma receita o mais simples possível. Então o chocolate vem de chocolate em pó e o morango vem de nesquik. Aqui a gente adora e como não comemos muito esse tipo de ultraprocessado eu acho que vez ou outra não tem problema.

bolo napolitano

Mas é claro que você pode substituir por morango de verdade. Você pode usar purê feito de morangos frescos, geleia de morango, pó de morango (feito com morangos desidratados)… O ponto que precisa de atenção é qual o meio que você tá usando pra adicionar o sabor. Se for líquido, ou rico em umidade como uma geleia, a textura da massa pode ficar engraçada e pedir mais farinha. Em casos assim eu aconselho não fazer uma base igual e só adicionar os sabores depois. Faça um terço de massa de cada vez, pra cada sabor, e troque o leite pelo purê ou pela geleia. Tem menos chance de acontecer um erro assim.

Ainda nas substituições: pra quem prefere usar cacau não tem problema; pra quem prefere usar achocolatado também não tem problema. O cacau resulta num sabor mais forte e menos doce; o achocolatado dá um resultado mais doce e suave. E por último a forma! Eu tentei fazer numa forma redonda sem furo no meio pra mostrar bem o marmorizado colorido no topo do bolo. Só que isso não deu muito certo. Ele demorou tanto a assar que dourou muito no topo e no fundo, escondendo o colorido, e ainda afundou no meio. Uma forma de furo no meio, de uns 20-25cm vai funcionar melhor. Se preferir um tabuleiro um de uns 20x30cm deve funcionar também, embora eu ainda não tenha testado!

Bolo Napolitano

2 xícaras de açúcar refinado
2 ovos
50g de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de amido de milho
1 xícara de leite
1 colher sopa de fermento em pó
4 colheres sopa de chocolate em pó
4 colheres de nesquik

Em uma vasilha junte o açúcar com a manteiga e os ovos e bata até formar um creme bem fofo e homogêneo. Então continue batendo e vá adicionando aos poucos, e intercalando, o amido, o leite e a farinha. Então divida essa massa em 3, pode pesar pra ficarem as 3 vasilhas com a mesma quantidade, ou pode dividir sem medir mesmo.

Em uma vasilha misture o chocolate em pó, em outra misture o nesquik. Então divida a colher de fermento entre as 3 vasilhas; dá uma colher de chá pra cada vasilha. Unte uma forma redonda de furo no meio* e vá transferindo as massas pra ela, um pouco de cada vez, alternando os sabores. Com uma colher ou um faca misture ligeiramente as massas, apenas para marmorizar. Então leve ao forno a 200C até que asse completamente. Espere esfriar antes de desenformar.

*eu falo mais sobre a forma no texto acima

Salvar