Pipoca Temperada – Especial Junino

Pipoca temperada de um jeito muito simples e básico que é pra todo mundo aprender a técnica e poder fazer com seus sabores favoritos!

pipoca temperada

Pipoca temperada parece uma coisa bem auto explicativa. Mas quando caiu a minha ficha de que eu poderia temperar a manteiga que cobriria a pipoca, eu fiquei tão feliz que fiz um post pra registrar. Era a primeira versão desse post que tá sendo atualizado em 2023.

Isso porque eu queria fotos novas, mas também porque queria falar um pouco mais sobre os temperos, as combinações e tudo mais. Então vamos a esses detalhes, porque a técnica em si já deu pra entender né? Tempera a manteiga, cobre a pipoca com a manteiga.

E sim veganes, dá pra trocar manteiga pela gordura vegetal que você tiver costume de usar.

pipoca temperada

Eu usei uma combinação bem básica, inspirada num post já inexistente da versão antiga do site do Panelinha. É uma combinação que puxa bem mais pra picante apesar de não ter pimenta em si. Mas também é uma versão bem basicona, fácil de fazer e ideal pra quem tem costume só com a pipoca sem tempero. Isso não significa que você precise se prender a essa combinação!

Pra quem prefere sabores mais complexos minha dica é misturar tantos gostos quanto possível. Faz a listinha básica: ácido, salgado, doce, amargo, umami. Agora tenta pegar um tempero pra cada, ou pra pelo menos 3. E sim, eu apoio muito uma pitada de açúcar na pipoca salgada! Ela deixa o sabor mais interessante, como se sua cabeça ficasse tentando entender o que tá acontecendo.

E pra quem achou estranho a acidez, eu digo que a gente usa esse gosto na cozinha muito menos do que devia. Qualquer coisa mais gordurosa, como uma pipoca temperada coberta de manteiga, ganha leveza com um pouco de acidez. E não precisa ser nada absurdo, umas gotinhas de limão na hora de servir já deixam essa receita muito mais gostosa!

pipoca temperada

pipoca temperada

Pipoca Temperada

Ingredientes
  

  • 1/2 xícara milho pra pipoca
  • 1 colher sopa óleo vegetal
  • 50 g manteiga
  • 1 colher chá sal
  • 1/2 colher chá páprica picante
  • 1/2 colher chá curry

Instruções
 

  • Em uma panelinha derreta a manteiga. Baixe o fogo, misture os temperos, e desligue.
  • Em outra panela esquente o óleo e estoure o milho.
  • Ainda na panela, junte a manteiga temperada na pipoca pronta e misture bem. Sirva em seguida.

—————————
Em 2015: Bolo de maçã com aveia

Salvar

Salvar

Salvar