Bolo de maçã com aveia

Estava eu atrás de um bolo fácil, rápido e pequeno pro café da tarde. Seria melhor se pudesse aproveitar aquela maçã fazendo aniversário na fruteira. E quando não achar a receita que quer, adapte uma que já conhece! Fui eu fazer um bolo de chocolate virar bolo de maçã com aveia. E deu certo! Inventar na cozinha tem tanta chance de dar errado que eu vibro quando dá certo!

bolo de maça com aveia

Troquei o açúcar, tirei o chocolate, coloquei a maçã e mais alguns flocos de aveia. E ainda tasquei uma “cobertura” de maçã com canela por cima antes de ir pro forno. Mil alterações feitas, o resultado foi um bolo fofo, com a textura dos flocos de aveia perdidos lá no meio. Ainda contando com um sabor suave de maçã na massa, e um sabor mais pronunciado da maçã com a canela na casquinha de cima.

Como toda receita inventada, optei por uma forma bem pequena e minimizei a receita ao máximo: 1 ovo. Menor que isso acho difícil fazer. Da próxima vez pretendo dobrar. Pra quem não tem uma forma tão pequena (bolo inglês de 15cm) aconselho usar forminhas de cupcakes ou fazer algum tipo de porção individual. O caso é que essa receita leva pouco fermento, então ele vai ficar naturalmente baixinho. Se usar uma forma grande demais pra ele o risco de queimar é enorme! Na dúvida dobre a receita, ainda assim não vai ficar um bolo muito grande.

Meu outro conselho é que você, depois de fazer o bolo, tire uma foto e publique (facebook, twitter, instagram, pinterest, estamos em todas) com a hashtag #cozinharoman que é pra eu poder ver também!

bolo de maçã com aveia

Bolo de maçã com aveia
xícara de 240ml

1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento químico
1 ovo
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de flocos de aveia
3 colheres sopa de óleo
1/2 xícara de água fervente
1 maçã – fugi ou gala
3 colheres sopa de açúcar refinado
Canela a gosto

Aqueça o forno  180° e unte uma forma de bolo inglês pequena, de cerca e 15cm de comprimento. Corte a maçã em cubinhos e misture com o açúcar refinado e a canela.
Junte a metade da maçã com a farinha, o fermento, o açúcar mascavo e a aveia e misture bem. Adicione o ovo e o óleo e misture até formar uma farofa úmida. Acrescente a água fervente e misture apenas o suficiente para incorporar todos os ingredientes.
Transfira a massa para a forma untada e cubra com a outra metade das maçãs misturadas no açúcar. Leve ao forno até dourar.

Salvar